sábado, 14 de novembro de 2015

Conhecendo o Rotary

O que é Rotary? - Por Audir De Araújo Paiva
O Rotary é uma associação de líderes de negócios e profissionais, de caráter ilibado, unidos no mundo inteiro, que presta serviços humanitários, fomenta um elevado padrão de ética, em todas as profissões, e ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, sem preconceitos de raça, de cor, de religião ou de política.


O objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

• O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
• O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
• A melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
• A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Os membros dos Rotary Clubs representam um corte transversal de líderes em negócios e profissões, no mundo inteiro.

Ao ingressar em um clube de Rotary, passa-se a ter mais de um milhão e duzentos mil amigos rotarianos, espalhados em mais de duzentos países e regiões geográficas.Onde existir, portanto, um clube de Rotary, o rotariano tem um grupo de amigos.

Homens e mulheres, voluntariamente, doam sua experiência, seu tempo e contribuições em favor do desenvolvimento de projetos que beneficiam pessoas necessitadas e promovem a compreensão entre as mais diversas culturas.

Poucos sabem que o Rotary, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), é o maior patrocinador da campanha para erradicação da Poliomielite, em todas as nações. O seu programa Pólio Plus tem como objetivo proteger as crianças contra a paralisia; e sua meta é a erradicação da pólio, no globo terrestre.

Fonte: Manual de Procedimentos, Estatuto e Literatura publicada por Clubes Rotários e por Rotary International.