sexta-feira, 12 de junho de 2015

Programa Crato Turismo foi tema de Palestra no Rotary


Noite especial ontem no Rotary Club do Crato. A convite do Vereador e Rotariano Tiago Esmeraldo, a SDET, através do secretário Venâncio Saraiva, apresentou um levantamento sobre o PROCRATUR, mostrando as ações que já foram desenvolvidas e que tem modificado substancialmente o quadro do turismo no Cariri. Venâncio mostrou também ações que estão por vir, com foco, determinação e planejamento, através de projetos estruturantes e de parcerias super importantes para o crescimento turístico não só do município do Crato, mas de toda a cadeia turística do Cariri.
A convite do secretário Venâncio estavam presentes: o Prefeito Municipal Ronald Gomes de Mattos, Otonite Cortez Reitora da URCA, Patrício Melo vice-reitor da URCA, Lima Júnior, vice-reitor eleito da URCA, Álamo Saraiva do Geopark Araripe, Felipe Correia, representando o Deputado José Ailton Brasil, Édio Calou do SEBRAE, Isaac Coimbra do SENAC e Tote Teles da Iguanna.

A abertura da noite ficou por conta de Álamo Saraiva, da URCA/Geopark, que falou da importância do apoio que o Rotary tem dado ao Geopark, notadamente na repatriação de fósseis que estão espalhados ilegalmente por todo o mundo. Fez um convite para a realização do XXIV Congresso Brasileiro de Paleontologia que acontecerá de 02 a 06 de agosto de 2015 no Crato.
Em seguida a fala fico por conta do vice-reitor e reitor recém eleito da URCA, Patrício Melo. 

Patrício agradeceu ao convite feito pelo Secretário Venâncio e também ao Rotary pela oportunidade de estar ali presente, e discorreu sobre a sua recente vitória na eleição para reitor da URCA, ao mesmo tempo em que falou das importantes parcerias que manterá com o Rotary, com a Prefeitura Municipal do Crato, com o sistema "S", ali representados pelo Édio do SEBRAE e pelo Isaac Coimbra do SENAC. Falou da importância do Geopark em todo esse processo de direcionamento turístico do Cariri, e que a URCA estará sempre de portas abertas para engrandecer o turismo da região do Cariri.
A reitora Otonite Cortez fez um breve levantamento do seu mandato como reitora da URCA e convidou a todos para a posse de Patrício Melo, novo reitor da universidade, que acontecerá no dia primeiro de julho, com a presença do Governador Camilo Santana.
Em seguida veio a fala do Secretário Venâncio Saraiva, que, como já foi dito, apresentou um breve balanço das ações do turismo do Cariri, assim como o que de muito bom ainda está por vir. Um dos destaques da fala de Venâncio foi a comunicação que o Deputado Zé Ailton Brasil vai convocar uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, para discutir o Consórcio de Turismo do Cariri.

A palavra final ficou por conta do Prefeito Ronaldo Gomes de Mattos que discorreu sobre importantes obras estruturantes que estão sendo 
realizadas no município do Crato, como a obra da encosta do Seminário, o investimento de 80 milhões em saneamento básico, a construção de 1.578 casas do programa Minha Casa Minha Vida, e um dos maiores orgulhos da sua administração: a Faculdade de Medicina do Crato que hoje é uma realidade no nosso município. Falou da importância, em todas essas obras, da grande participação do Deputado Guimarães, grande parceiro do Crato.

Um momento de revelação: o rotariano Gladstone Alencar pediu a palavra para dizer que foi ali no Rotary Club do Crato, através do colega rotariano João Correia Saraiva que nasceu a ideia da vinda da Faculdade de Medicina do Crato. Um momento muito aplaudido por todos e que o Prefeito Ronaldo agradeceu todos os envolvidos nessa conquista, inclusive ao Dr. João Correia por tão brilhante ideia. Um delicioso jantar foi servido em seguida.