sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dia da Bíblia foi tema de palestra no Rotary Club de Crato

Foto: Reprodução


        Diácono Cory
O Rotariano e Diácono José Oliveira Cavalcante (Cory), foto, proferiu brilhante palestra sobre o Dia da Bíblia, em plenária do Rotary Club de Crato do qual o palestrante é membro e ex-presidente.
As comunidades católicas celebram, no mês de setembro, Dia da Bíblia, concluindo no dia 30, dia que igreja acatólica elegeu como o Dia da Bíblia em homenagem São Jerônimo.
A Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura ocupa lugar central na vida dos que crêem em Cristo, pois a Igreja crê e ensina que ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo, na expressão de São Jerônimo (340-420).
Além de crer na Bíblia, a Igreja crê também na Sagrada Tradição e se serve do Magistério Eclesial para crer por inteiro, pois se tudo o que está na Bíblia é verdade, nem toda a verdade está explícita nela. A Bíblia, a Tradição e o Magistério são três instâncias fontes da fé, que andam intimamente unidas, podendo-se afirmar que uma não pode existir sem as outras.  A Constituição Conciliar Dei Verbum, um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II (1962-1965), afirma que A Sagrada Tradição e a Escritura estão, portanto entre si estreitamente unidas e comunicantes.
A Bíblia Católica contém 73 livros, 46 livros, compõem o Antigo Testamento e 27 livros o Novo Testamento. 
O Diácono Cory, adverte para o perigo da interpretação fundamentalista da leitura da Bíblia. Haja vista que os Apóstolos transmitiram aquilo que eles receberam O Diácono Cory, adverte para o perigo da interpretação fundamentalista da leitura da Bíblia. Haja vista que os Apóstolos transmitiram aquilo que eles receberam há vários séculos. Portanto, em outra época.
O Concilio Vaticano II, iniciado pelo Papa João XXIII, promoveu as reformas para a Igreja que temos hoje.  O atual Papa Francisco, também tem demonstrado que a igreja precisa se adequar ainda mais aos novos tempos.
O rotariano Audir Paiva que fotografa por hobby, fez o registro do evento.

A partir da esquerda: O casal rotariano Eva Miris e Cory; Marcus Parente e Érico Damasceno Barros, os dois últimos  respectivamente Presidente e Secretário do clube rotário. 

A partir da esquerda: O casal rotariano Eva Miris e Cory; Marcus Parente e Érico Damasceno Barros, os dois últimos respectivamente Presidente e Secretário do clube rotário. 

Diácono Cory - Palestrante

Diácono Cory entrega um exemplar da Bíblia Sagrada ao rotariano Érico Damasceno Barros, premiado em sorteio realizado entre os rotarianos pelo Diácono Cory

O rotariano e Diácono Cory recebe das mãos de sua esposa, a rotariana Eva Miris o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube rotário ao palestrante.

Bíblia Sagrada