quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Palco Sonoro URCA presente na 51ª Expoiguatu



Cômodo Marfim é uma das atrações do Palco

O Palco Sonoro URCA surgiu em 2010 com a proposta de ser um espaço de resistência cultural no maior evento sociocultural da região do Cariri: a Expocrato. Agora, pela primeira vez, o Palco Sonoro extrapola seu local de origem e chega até a cidade do Iguatu, na região Centro Sul do Ceará, onde a URCA mantém uma Unidade Descentralizada (UDI) com a oferta de vários cursos de graduação e pós-graduação. A edição do Palco Sonoro URCA Iguatu, na sua primeira edição, faz parte das comemorações dos dez anos da UDI e que acontecem durante a 51ª Expoiguatu, um evento criado e mantido pelo Rotary Club daquele município.

O Palco Sonoro URCA é um espaço de resistência frente à crescente mercantilização da arte e por ser um espaço de divulgação da cultura musical produzida no interior do Ceará.

Sua programação é feita através de edital público, onde os artistas regionais, de carreira profissional alternativa, participam democraticamente.
Além de ser um espaço democrático, o Palco Sonoro também preza pela qualidade e pela originalidade dos trabalhos selecionados.

A Universidade Regional do Cariri – URCA, ciente de seu papel de contribuir efetivamente para o desenvolvimento regional, busca apoiar a produção cultural dos artistas regionais, oferecendo-lhes um espaço que se constitui numa importante vitrine de divulgação.

Assim, deseja a todos os visitantes da Expoiguatu e à população em geral, que este evento sirva de incentivo para que a cultura regional seja valorizada enquanto um indispensável e importante instrumento fomentador da identidade cearense.

PROGRAMAÇÃO (COM INÍCIO ÀS 19 HORAS)

QUINTA, 4/09

IGUATRIO - Iguatrio é um grupo de música instrumental que desde o ano de 2008 vem tocando e colaborando com a música brasileira. O grupo tem características bem peculiares, fazendo um som que emociona o público pelo seu feeling jazzístico, sem, no entanto, deixar de lado o encanto e o carisma dos ritmos e musicalidades brasileiros. Inicialmente composto de três integrantes, daí o nome Iguatrio, atualmente o grupo conta com um quarto músico, definindo uma formação integrada pelo tecladista Wellington Gouveia, pelo baixista Kemuel Kesley, pelo saxofonista Ary Monteiro e pelo baterista Matheus Steinel. Mesmo assim o nome Iguatrio foi mantido em homenagem ao pianista Thiago Almeida que “batizou” o grupo com essa designação.

CARLÂNIO & BANDA - Carlânio Pinto de Melo é cantor, compositor e instrumentista nascido em Iguatu. Professor de violão desde os 16 anos, participou de diversos festivais de música instrumental. Aos 17 anos iniciou-se profissionalmente como violonista, acompanhando cantores no circuito noturno da região. Em 2009, começou a desenvolver um trabalho solo com apresentações de voz e violão. Em 2010 fundou uma banda que até hoje o acompanha em diversos trabalhos, como bailes de formatura, recepções de casamento, festas de aniversário e shows em bares e restaurantes. Carlânio, juntamente com sua banda, tem se apresentado por todo o estado do Ceará e estados vizinhos, participando de eventos diversos e dividindo o placo com artistas de expressão nacional, como Joana, Biafra e Amelinha e humoristas famosos, como Tirulipa, Espanta e Papudim. Lançou seu primeiro disco em 2012, gravado ao vivo na AABB de Iguatu.

SEXTA 5/09

CÔMODO MARFIM - A banda Cômodo Marfim é um grupo de rock alternativo, estilo indie rock, surgida em Juazeiro do Norte no ano de 2013, e que apresenta um som autoral autêntico, mas com influências do rock dos anos 60 e da musicalidades contemporâneas. Suas composições analisam o cotidiano com uma visão específica, críticas sociais e forma poética que falam de situações e sentimentos. A diversidade de ritmos e estilos nos instrumentos, confirmam a atitude dos integrantes em provar que o rock não é uma bolha impenetrável, fechada para novas experiências estéticas e musicais, A banda quer comprovar a possibilidade de inovar e renovar, transitando entre os clássicos e os sons contemporâneos para criar o novo e refazer o antigo através de uma nova leitura.
O show selecionado para o Palco Sonoro Urca Iguatu traduz o resultado de quase dois anos de trabalho e resulta em um espetáculo capaz de transmitir de forma fiel tudo o que foi pensado, escrito e arranjado musicalmente.

EIMY E BANDA
O baixista Eimy Gomes iniciou sua carreira musical na cidade do Crato no ano de 1995, mas se radicou na cidade do Iguatu em 2004, onde cresceu profissionalmente e tornou-se conhecido em toda a região do Centro Sul cearense. Eimy toca vários estilos musicais, com ênfase na Musica Popular Brasileira. Há seis anos se apresenta acompanhado de uma banda integrada por Fábio Guitter (Guitarra), Jonas (Teclado) e Careca (Bateria).

SÁBADO, 6/09

INGROOVE
A banda Ingroove adentra o placo transpirando música e com energia para transmitir ao público o que há de melhor. Formada em 2011 com a reunião de cinco amigos professores de música, a banda tem como foco principal mostrar o seu trabalho autoral registrado ao vivo em CD e DVD,além de um EP lançado recentemente. A banda toca também um repertório de covers de artistas que influenciam a sonoridade do grupo. Além de tudo isso, o Ingroove tem se apresentado em vários eventos do cenário local, tendo um projeto aprovado no Edital de 2014 do programa de Incentivos às Artes, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na categoria música.
A banda é integrada por: Helinho Gomes (voz e teclados), Léo Lima (voz, violão e guitarra), Welkinay Lima (baixo), Sussu Mendonça (bateria) e Paulo Cascavel (acordeon).

O RASTTA
A banda O Rastta foi formada cidade de Iguatu em 2013 por quatro amigos que tinha em comum a paixão pela música. Logo nas primeiras apresentações a aceitação foi muito boa e o público cada vez foi se tornando maior e mais fiel.
A música do Rastta reúne reggae, ska, rock, dub e até um pouquinho de MPB, na medida certa.
Durante os shows a banda interpreta clássicos do estilo jamaicano popularizado pelo ícone Bob Marley. Além de Marley outros grandes nomes da música reggae nacional e internacional, como, SOJA, Peter Tosh, Gilberto Gil, Cidade Negra e Edson Gomes fazem parte do repertorio da banda.
A banda gravou um EP ao vivo onde toca covers de diversos artistas conceituados no estilo.