sexta-feira, 25 de julho de 2014

O Empresário Geraldo Pinheiro fez palestra sobre o Dia do Comércio


Empresário Geraldo Pinheiro
Sob a presidência do rotariano Marcus Parente e Secretaria de Érico Damasceno Barros,  o Rotary Club de Crato em sua reunião semanal realizada dia 24 de julho, homenageou o Dia do Comércio.

A convite do clube rotário de Crato, o empresário Geraldo Pinheiro, presidente da Câmara Dirigentes Lojista do Crato (CDL), foi o palestrante sobre o dia do comércio, ocorrido dia 16 de Julho.

Geraldo lembrou que o comércio é uma das profissões mais antigas da humanidade e que no início, quando não existiam as moedas, os comerciantes utilizavam o sistema de troca. “Quando as cidades começaram a crescer as moedas surgiram e o comércio também floresceu. Além de estabelecimentos fixos, haviam grandes feiras onde comerciantes de várias regiões se encontravam para comprar novos produtos e vender suas mercadorias”, e acrescentou ainda que hoje existe todo o tipo de comércio, desde lojas especializadas em um só produto a magazines e supermercados que vendem tudo.


O presidente da CDL lembrou que o Dia do Comércio foi instituído pelo presidente do Senado Federal João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia que nasceu o Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa, figura histórica e político baiano que exerceu influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em1808. “O comércio participa grande percentual do PIB do nosso estado e da nossa cidade, e é grande empregador de mão de obra.

A partir da esquerda: Marcus Parente, Érico Damasceno e Geraldo Pinheiro 

Empresário Geraldo Pinheiro 

Empresário Geraldo Pinheiro, recebe das mãos do rotariano Caio Ravi,
o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube rotário

Empresário Geraldo Pinheiro, recebe das mãos do rotariano Caio Ravi,
o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube rotário