quarta-feira, 16 de julho de 2014

Associação Comercial e Empresarial e Câmara Municipal do Crato
homenageiam o Empreendedor Thomaz Osterne de Alencar

Dia 17 de Julho A Associação Comercial e Empresarial e Câmara Municipal do Crato prestam homenagem ao Empreendedor Thomaz Osterne de Alencar (In memoriam)  no ano do seu centenário de nascimento.


2014 ano do centenário nascimento de Thomaz Osterne de Alencar - História e Legado de uma das personalidades mais importantes do Cariri.

Thomaz Osterne de Alencar
17-10-1914 / 13-10.1979
Dos líderes proeminentemente da comunidade caririense na segunda metade do século XX, o empresário Thomaz Osterne de Alencar merece destaque na qualidade com que cumpriu papéis de logísticas, idealizador de projetos revolucionários para a Região e incansável precursor das iniciativas e providências que abraçaria no decorrer de sua existência.

Nascido a 17 de outubro de 1914, no município de Pio IX, Piauí, logo adolescente veio com a família fixar residência em Crato, onde efetivou seus estudos junto à Escola Técnica de Comércio, estabelecimento que formaria grandes vultos da história cearense.
Dedicado às atividades mercantis, com o tempo, Thomaz Osterne demonstraria firme competência também à frente de órgãos comunitários, vindo exercer funções importantes na Diretoria da Associação Comercial do Crato, onde, desde 1963, esteve na Presidência da entidade, até seu falecimento, ocorrido a 13 de outubro de 1979.

Presença constantes pela defesa dos ideais caririenses, nunca mediu esforços quando postulou melhorias e encetou lutas em favor do nosso progresso. Exemplos de tais vitórias significam a idealização e a construção do Açude do Inxu, oficialmente denominado Thomaz Osterne de Alencar, dos maiores do Ceará; abertura de avenidas, estradas, e promoção de asfaltamentos; duplicação da rodovia Crato – Juazeiro do Norte; o asfalto das estradas de Assaré e Campos Sales; abertura da  agência do Banco do Nordeste do Brasil em Crato; a edificação do primeiro conjunto das Casas Populares; ampliação da eletrificação rural aos municípios regionais; acréscimo de limite do crédito bancário; se considerando ainda a campanha em defesa do comércio diante dos entes fiscais arrecadadores.

Espírito vanguardista, permaneceu sempre atento a oportunidade desenvolvimento, havendo participado com brilho das ações do Lins Club, em Crato, instituição que presidiu durante três mandatos, durante os quais realizou três convenções distritais. Por dois anos, cumpriu o mandato de Presidente da Cooperativa Agrícola do Cariri.

Viajou pelo Brasil em missões coletivas empresariais, marcando participações em diversos simpósios e congressos. Outro destaque da personalidade de Thomaz Osterne de Alencar seria o empenho extremado com que constituiu a família, casado que foi com Dona Maria Daysa de Alencar, mãe dos seus filhos Pedro Ernesto, Maria Elisa, Bárbara, Vicente Carlos, Maria Cecília e Maria Daisy. O reconhecimento da população de Crato aos serviços prestados pelo ilustre piauiense nas terras do Cariri proporcionou que o Legislativo Municipal denominasse na sede o nome Thomaz Osterne de Alencar a avenida perimetral, uma das vias principais da cidade.

Por isso e mais razões, nada tão justo do que esta manifestação de apreço, em nome do Instituto Cultural do Cariri, ao valoroso ser humano que ora perfaria cem anos de história rica e benfazeja, obtendo lugar cativo na alma de nossa gente.

Obra pesquisada na elaboração desta matéria: Roteiro biográfico das ruas do Crato, de autoria do Jornalista J. Lindemberg de Aquino, 2ª. Edição, UFC/Casa de José de Alencar, Fortaleza, Ceará, 1999.

Fonte: Reprodução da publicação na Revista "Uma História, Muitas Lições" que circulou por ocasião das comemorações do centenário de nascimento (in memoriam) de Thomaz Osterne de Alencar.