sexta-feira, 11 de abril de 2014

Georreferenciamento dos Limites do Município do Crato
foi tema de palestra no Rotary

Georreferenciamento dos limites do município do Crato foi tema de palestra no Rotary - Palestrante Geográfico Dr. José Arlindo Sampaio Siebra Júnior.


Rotariano e Jornalista Jurandy Temóteo, Geográfico Arlindo Siebra (Palestrante)
 e Thiago Aragão Esmeraldo  (Presidente Fazer Rotary Club de Crato)
Dr.Arlindo Siebra - Palestrante
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE publicou o resultado do trabalho realizado sobre a questão dos limites municipais do Estado do Ceará.

Trata-se de mais um estudo que focaliza a questão territorial, fazendo um traçado a partir da formação do território cearense até o contexto atual. Abordando a questão da organização e a gestão do território, dispondo, uma visão sinóptica partir de uma divisão político-administrativa do Estado, que se encontra materializada na malha de divisas.

Considerando a configuração inicial do território e sua fragmentação ao longo de diferentes períodos da história do País, foi realizado uma análise da formação político-administrativa, até desaguar na questão dos limites municipais.

O Estado passou pelo ajuste e atualização das divisas intermunicipais, esse processo que envolvem não somente os aspectos técnicos, histórico, político e dentre outras peculiaridades, tendo em vista que nos mais tempos remotos, o processo de criação dos municípios esteve associado ao crescimento e ao movimento populacional, mostrando a relação entre o problema de fronteiras municipais e a questão demográfica, visando solucionar os problemas de limites municipais.

O Ipece ao divulgar o estudo à sociedade cearense, apresentou um novo mapa territorial da realidade político geográfico do Estado do Ceará.

O município do Crato, depois de providenciar com técnicos especializados, a conferencia da demarcação dos seus limites territoriais divulgados pelo Ipece, não concordou e contestou o mapa divisório do Ipece, alegando que os novos limites não obedeceram os marcos originais, por isso a nova divisão geográfica causará graves prejuízos ao território do Município.


Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri URCA, homenageados com Certificados de Honra ao Mérito outorgado Pelo Rotary Club de Crato, pelo trabalho realizado na Ação Rotária, realizada no dia 6 de abril de 2014 na Comunidade Malhada. O quarto da esquerda para a direita é o rotariano e Professor  Hênio Júnior; e o último a direita é o rotariano Antonio José Albuquerque 

Na mesma solenidade o Rotary Club de Crato homenageou os rotarianos Antônio José Albuquerque pela coordenação e liderança na comunidade Malhada e o Professor Hênio do Nascimento Melo Júnior por ter liderado seus alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri-URCA, na apresentação de palestras sobre o tema "Sistema Comunitário de Preservação da Qualidade Ecológica das Águas" proferidas na Ação Rotária realizada no dia 6 de abril na mesma localidade. 


Rotariano e Jornalista Jurandy Temóteo, Geográfico Arlindo Siebra (Palestrante)  e Thiago Aragão Esmeraldo  (Presidente fazer Rotary Club de Crato)

Rotarianos e convidados

Os Amigos e rotarianos Gladstone Lins de Alencar e Humberto Mendonça




Em primeiro plano: voluntários da Universidade Regional do Cariri (URCA)

A partir da esquerda: Hênio do Nascimento Melo Júnior, João Correia Saraiva, Marcus Parente e Fco. Célio Barros Vieira

A partir da esquerda: rotariano e Jornalista Jurandy Temóteo, Gegráfico Arlindo Siebra, Thiago Aragão Esmeraldo
 (Presidente do Rotary Club de Crato) e Gladstone Lins de Alencar (Secretario do Clube)

Rotarinos e convidados, em primeiro plano a esposa do palestrante, Dr. Arlindo.
Rotariano Jurandy Timóteo eo palestrante Dr. Arlindo Siebra


Dr. Arlindo recebe das mãos do rotariano Humberto Mendonça o Certificado de Honra ao Mérito 
 outorgado Pelo Rotary Club de Crato