quinta-feira, 7 de novembro de 2013

5 de Novembro Dia Nacional do Cinema

 A data homenageia a primeira exibição cinematográfica pública do País, evento que aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro.

5 de Novembro Dia  nacional do Cinema homenageado na Reunião Rotary Club de Crato - Mesa da presidência a partir da esquerda: Abdoral Jamacaru, Jefferson Júnior, Thiago Aragão Esmeraldo, Gladstone Lins de Alencar, José Fávio Vieira e o ator principal do filme exibido na plenária do Rotary

Cineasta cratense Jefferson Albuquerque Júnior
Comemoramos, no dia 05 de novembro, o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. A data homenageia a primeira exibição cinematográfica pública do País,  evento que aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro.

Porém, há discussões em relação à data de comemoração: em alguns locais, a data da celebração é o dia 19 de junho, dia em que foi realizada a primeira filmagem em terras brasileiras. A filmagem retrata uma “vista” de Baía de Guanabara, filmada pelo italiano Alfonso Segreto, em 1898.

Desde sua criação, o cinema consolidou-se como uma atividade acessível e próxima do espectador. A proposta surgiu como uma forma de diversão popular. Em 1975, o Brasil possuía cerca de 3300 salas cinema, sendo 80% apenas em cidades do interior, região que reunia toda a população local para exibir os filmes.

Porém, desde 1997, essa realidade mudou. Naquele ano, diante das grandes transformações ocorridas no cenário social, financeiro e tecnológico, o número de salas de cinema caiu para apenas 1000, estimativa que, hoje, segundo a Ancine (Agência Nacional de Cinema), duplicou, passando a 2200 salas de exibição.

Atualmente, a maior parte das salas de cinema está localizada nos grandes centros, onde há uma alta movimentação financeira. Para tratar a questão e estimular a volta do cinema às cidades interioranas. A Ancine, por meio do programa Cinema Perto de Você, desenhou o Projeto Cinema da Cidade, que estimula, por meio de convênios com as prefeituras e governos estaduais, a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes e que não disponham desse serviço.

Cinema nacional: Importantes obras fizeram parte da história cinematográfica do País. Veja a seguir sete filmes, de diferentes gêneros, que encantaram milhões de pessoas: 1. Filme: Tropa de Elite 2 Expectadores: 10,74 milhões Ano: 2010 2. Filme: Se eu fosse você 2 Expectadores: 6,1 milhões Ano: 2009 3. Filme: Dois filhos de Francisco Expectadores: 5,3 milhões Ano: 2005 4. Filme: A dona da lotação Expectadores: 6,5 milhões Ano: 1978 5. Filme: O trapalhão nas Minas do Rei Salomão Expectadores: 5,7 milhões Ano: 1977 6. Filme: Lúcio Flávio Expectadores: 5,4 milhões Ano: 1977 7. Filme: Dona Flor e seus dois maridos Expectadores: 10,73 milhões Ano: 1976. Os trabalhos de cineastas cratenses como "As Sete Almas Santas Vaqueiras", de Jackson Bantim; "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry; "Sargento Getúlio," de Hermano Penna; que estarão lado a lado com o cinema produzido pela nova geração, como "Caldeirão do Beato Zé Lourenço", de Catulo Teles e Franciolli Luciano; "Também sou teu Povo," de Franklin Lacerda e Orlando Pereira, e "Cerca", do cineasta Glauco Vieira, além de vários outros.

O Rotary Club de Crato em reunião festiva realizada nessa quinta feira dia 7 de novembro de 2013, homenageou o Cinema brasileiro, com a presença de diretores e  atores cratense. O Cineasta Jefferson Albuquerque Júnior fez um breve histórico do cinema, especialmente os rodados por cratenses e exibiu um filme de autoria de filhos da terra caririense. No final, a pedido do presidente Thiago Aragão Esmeraldo o rotariano Audir de Araújo Paiva, entregou ao cineasta Jefferson Junior, o Certificado de Honra ao Mérito, outorgado pelo clube.

O rotariano Audir de Araújo Paiva, entregou ao cineasta Jefferson Junior, o Certificado de Honra ao Mérito, outorgado pelo clube.