quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Rotary homenageou Dia do Dentista e os 160 anos de elevação de Crato à categoria de cidade


Dr. Francisco Xavier de Aguiar
Na Plenária festiva de hoje, dia 24  de outubro, o Rotary Club de Crato homenageou o dia do Dentista que ocorrerá dia 25. O Dr. Francisco Xavier de Aguiar representando os Dentista do Cariri, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube rotário de Crato.

O rotariano Dr. Gladsonte Lins de Alencar fez a apresentação do homenageado,  em seguida falaram o rotariano Dr. José Vanderlei Landim e Dr. Vicente Duarte Neto, filho do homenageado. Dr. Xavier sensibilizado agradeceu a homenagem e se ofereceu como voluntário para servir a comunidade nas ações sociais do clube. 

25 de Outubro - Dia do Dentista
Todas as profissões existentes são de grande importância para a nossa vida, pois cada uma delas se responsabiliza por uma necessidade apresentada por nós, porém, há aquelas que agem diretamente em nosso bem-estar, como por exemplo, a medicina e ao odontólogo.

Nosso corpo é como uma máquina que sempre necessita de manutenção e concertos, sendo assim estamos sempre buscando médicos e dentistas para solucionar nossas enfermidades. Os dentistas são responsáveis por nossa saúde bucal, tratam os problemas dentários, problemas em alguns ossos faciais, gengivas e tudo que se relaciona com nossa boca, além de tratarem da estética facial. E é por tratar de tantos problemas bucais e estéticos que os dentistas são de grande importância para nós, pois dedicam suas vidas a sanar nossos desconfortos. Para lembrar a importância desses profissionais, comemoramos em 25 de outubro o Dia do Dentista.

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto. O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e quando necessários, por meio da extração de alguns deles. O dentista é responsável ainda por certos tipos de cirurgias faciais.

Jornalista e Historiador Francisco Huberto Cabral
Dia 17 de outubro de 2013 - 160 anos de elevação de Crato à categoria de cidade. Na mesma ocasião o Rotary Club de Crato, homenageou a data em que o Crato comemora a sua elevação a categoria de cidade; e a fundação do Instituto Cultural do Cariri (ICC). 

O jornalista e historiador Francisco Huberto Cabral, deu uma aula da História do Crato com ênfase para a participação do Crato nos movimentos de libertação do Brasil de Portugal. Em síntese disse: O município de Crato comemorou quinta-feira, 17 de outubro de 2013, 160 anos de elevação à categoria de cidade.

O Crato comemora também a data de instalação do município, em 21 de junho de 1764, como Vila Real. “Antigamente, as vilas, municípios, só passavam a cidade depois de se desenvolverem e isso se deu em 17 de outubro de 1853”, afirma Cabral.


Dia 17 de outubro de 2013, na sede do Instituto Cultural do Cariri (ICC) se deu sessão solene comemorativa aos 160 anos de elevação do Crato à Categoria de Cidade, bem como, a comemoração dos 60 anos de fundação do ICC.

Estiveram presente ao evento o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, o presidente do ICC, Joé Huberto Tavares de Oliveira, além de integrantes do instituto, autoridades e a sociedade em geral.
.
A resolução 623 de 17 de outubro de 1853, elevou o Crato à categoria de cidade, nos seguintes termos:
Doutor Joaquim Vilella de Castro Tavares, presidente da província do Ceará. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a resolução seguinte:

Artigo Único: A Vila Real do Crato fica elevada a categoria de cidade com a mesma denominação, revogadas as leis em contrario. Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento execução da referida resolução pertencer que o cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contem. O secretario da Província a faça imprimir, publicar e correr.

Palácio do Governo do Ceará em 17 de outubro de 1853, trigésimo segundo ano da Independência do Império. Doutor Joaquim de Castro Tavares; Presidente da província do Ceará; Aprígio Justiniano da Silva Guimarães - Secretario da Província.  Huberto Cabral finalizou a sua aula ao som do Hino do Crato, citando os rotarianos que fazem parte da história do Instituto Cultural do Cariri.
Os Rotarianos Audir Paiva e Aglézio de Brito que fotografam por hobby fizeram o registro do evento.

Mesa da presidência a partir da esquerda: Dr. Joaquim Bezerra Neto,  Dr. Francisco Xavier de Aguiar, Dr. Thiago Araão Esmeraldo, Dr. Gladstone Lins de Alencar, Dra. Mirella Cavalcante Bezerra Esmeraldo e o Jornalista e Historiador Francisco Huberto Cabral (Foto: Audir Paiva)

(Foto: Audir Paiva)


(Foto: Audir Paiva)


Dra. Dulcilene Lacerda Landim entrega ao Dr. Francisco Xavier de Aguiar  o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo Rotary Club de Crato. (Foto: Audir Paiva)

O rotariano Audir de Araújo Paiva entrega o Certificado de Honra Mérito outorgado pelo Rotary Club de Crato ao Jornalista e Historiador Huberto Cabral. (Foto: Audir Paiva) 

(Foto: Audir Paiva)

(Foto: Audir Paiva)


Francisco Huberto Cabral - foto Agézio de Brito

O casal rotariano Carlos Felipe e Orlenne - foto Agézio de Brito

Rotarianos - foto Agézio de Brito

Rotarianos  e convidados - foto Agézio de Brito

Os Rotarianos Audir de Araújo Paiva e Huberto Cabral Rotarianos - foto Agézio de Brito

Dra. Dulcilene Lacerda Landim e Dr. Francisoc Xavier de Aguiar Rotarianos - foto Agézio de Brito

Rotarianos  e convidados - foto Agézio de Brito