sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Paz e Compreensão Mundial foi tema de Palestra no Rotary Club de Crato

João Batista da Silva
Com a presença de um grande número de rotarianos, suas famílias e convidados, a plenária do Rotary Club de Crato, realizada ontem, dia 12 de setembro, teve a ordem do dia a palestra de João Batista da Silva rotariano e ex-presidente do clube. O palestrante prendeu a atenção dos que estavam presentes e discorreu sobre a Compreensão entre Nações em defesa da Paz Mundial. Ao final o palestrante recebeu o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube. O rotariano Audir Paiva que fotografa por hobby, fez o registro.

Paz e Compreensão Mundial - Palestra proferida pelo rotariano e ex-presidente João Batista da Silva na Ordem do Dia na plenária do Rotary Club de Crato realizada no dia 12 de setembro de 2013.

Baseado no calendário rotário, que designa vários meses e semanas para se homenagear os principais programas do Rotary International, o mês de fevereiro foi escolhido, como mês da compreensão mundial. Também neste mês, se celebra o aniversario da primeira reunião de Rotary Club, realizada no dia 23 de fevereiro de 1905 sendo instituído como dia da paz mundial e compreensão mundial.

O conselhos diretor do Rotary International solicita que durante o mês da compreensão mundial, todos os Rotary Clubs organizem programas para serem apresentados, durante as reuniões semanais, objetivando, a implementação de atividades especiais com a finalidade de enfatizar a compreensão e a boa vontade como elementos essenciais para alcance da paz mundial.

Fevereiro é um bom mês para se iniciar um intercambio de amizade, ou incentivar o apoio aos programas da Fundação Rotaria. O mês da compreensão mundial oferece uma ótima oportunidade para que os clubes promovam a continuação da luta do Rotary pelo alcance da boa vontade, pela paz e compreensão entre os povos. Existe um programa de serviços a comunidade mundial (SCM) cujo programa possibilita que um clube ou distrito preste assistência humanitária a projeto de clube localizado em outro pais.

A iniciativa geralmente beneficia a uma comunidade de um pais em desenvolvimento onde o projeto ajudaria a melhorar a qualidade de vida local. O objetivo final de um projeto de serviços a comunidade mundial (SCM) é instalar a boa vontade e a compreensão entre os povos. Clubes que necessitam de assistência, ou que estejam a procura de um projeto humanitário, para ajudar na sua implementação e podem consultar a relação dos projetos de serviços a comunidade mundial (SCM). Assim a troca de informação fornece uma maneira de ligar os recursos as necessidades e ao mesmo tempo, erigir pontes de amizade.

No ano de 1999, a Fundação Rotaria lançou os centros Rotary de estudos internacionais na área de paz e resolução de conflitos, em parceria com 7 universidades internacionais de renome para oferecer oportunidades educacionais para bolsistas selecionadas entre candidatos de diversos países e culturas. para cursar mestrado de 2 anos de duração, ou programa com direito a certificado na área de paz, resolução de conflitos e relações internacionais; anualmente são selecionados em 70 países estes cursos.

Cada distrito pode inscrever um candidato para concorrer a bolsa. A primeira turma de bolsista Rotary pela paz mundial iniciou os estudos em 2002/2003. Estes bolsistas obterão experiência e pratica de resolução de conflitos, que poderá ser utilizado em suas carreiras. A primeira turma destes bolsistas se formou em 2004 e já esta contribuindo significativamente para à comunidade mundial das seguintes maneiras: trabalhando para agencias internacionais, como as Nações Unidas para o governo como diplomatas, comissários de relações exteriores. Filosofando o rotarismo através do servir que se encontra a paz interior, e através desta, se dará o primeiro embaixador da paz.

Todos os povos de todas as nações almejam a paz no mundo, porem, nós rotarianos precisamos conquistar a paz mundial, através da compreensão entre os povos. Para que esta paz aconteça, precisamos combater a violência, não a violência das guerras, mas daqueles que não tem moradia digna, combater a violência de um salário de fome, resultado da má distribuição de rendas.

Devemos conquistar a paz através do servir, do amor ao próximo. O caminho da paz há de ser o caminho para da liberdade, da compreensão, da amizade e do amor ao próximo, como disse. Devemos fazer a guerra sim, mas contra a corrupção, que elimina os princípios morais do homem: fazer a guerra sim, contra o ódio, contra a incompreensão, contra a miséria contra a fome.

Não se alcança a paz, se não houver o comprometimento com os ideais democráticos, buscando a harmonia entre os povos. Como disse o poeta: "quem sabe faz a hora não espera acontecer" .Na realidade o que o amanhã nos espera não sabemos nem para onde vamos. Por isso devemos nos preparar para romper as barreiras do egoísmo, da intolerância e da inveja, construindo pontes da amizade e da compreensão. Como rotarianos, o que podemos fazer para atingirmos a paz e a compreensão mundial, que é um dos principais objetivos do Rotary.

Como disse no inicio de minha fala, uma série de seguimentos e realizações, são necessárias para se chegar a paz e a compreensão mundial. Procurarei citar alguns seguimentos e realizações mais importantes para se chegar aos objetivos citados.

REPRESENTATIVIDADE: muitas lideranças da comunidade precisam estar representadas nos clubes de Rotary. Este é um fator que atrai ou motiva novos sócios para o clube. Quantas lideranças com classificações importantes estão lá fora esperando uma oportunidade para ajudar a sua comunidade?

RECONHECIMENTO: reconhecer as realizações, os efeitos dos companheiros para a comunidade através do seu clube, são fundamentais para o crescimento do clube, como também, pelo reconhecimento ao próprio companheiro que desenvolveu ou coordenou alguma atividade. Um muito obrigado feito publicamente e com vontade é uma das ações que deve ser dirigida aqueles companheiros que se destacaram.

DIVULGAÇÃO: sem medo de errar, temos certeza que muitos clubes realizam atividades importantes até mesmo projetos, sem a bendita e competente divulgação. Ainda existe no Crato um Huberto Cabral que vez por outra, quando tem oportunidade, divulga alguns feitos realizados pelo Rotary no passado: como a vinda da energia de Paulo Afonso para o Cariri, Banco do Brasil, Instalação do Colégio Agrícola. Se não divulgarmos ou não mostrarmos o que faz o Rotary, como atraímos novos sócios?

CONHECIMENTO: "Ninguém ama o que não acontece" diz o adágio popular. Precisamos muito de orientação e informação rotárias, principalmente os companheiros novos que estão entrando no clube. É através das instruções e informações rotarias, que iremos conhecer a história e a importância do nosso clube, como também, a história e as realizações do Rotary International.

COMPANHEIRISMO: Um companheirismo sadio e forte é fundamental para o fortalecimento de um clube. É muito importante a reunião de companheirismo na casa dos associados. Praticamente já fazemos reuniões de companheirismo em casas de sócios, através das reuniões de conselho diretor. Contudo, comemorações de aniversário, passeios planejados, ajudam a fortalecer o clube.

CONTINUIDADE: as realizações, os projetos de um clube, não podem sofrer soluções de continuidade. Todas as realizações positivas são um referencial para a comunidade e um fortalecimento para o quadro associativo. (história).

COMPREENSÃO E PAZ: na segunda metade do século XX, o Rotary focou seu trabalho na disseminação da harmonia internacional. Para isso, o Rotary International e a Fundação Rotaria estabeleceram uma serie de programas que colocaram nossa organização na vanguarda dos movimentos de paz entre os povos. Programas como serviços a comunidade mundial, intercambio internacional de jovens, bolsas educacionais, intercambio de grupos de estudos e subsídios equivalentes, que envolvem a participação de pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, que certamente criam um vinculo de compreensão e paz entre pessoas.


Fonte: www.pime.org.br/missaojovem/mjpazpaz.htm

Mesa da Presidência - A partir da esquerda: João Batista da Silva, Thiago Aragão Esmeraldo e Gladstone Lins de Alencar

João Batista da Silva
O rotariano José Vanderlei Landim entrega ao palestrante, rotariano João Batista da Silva o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube 



O rotariano José Vanderlei Landim entrega ao palestrante, rotariano João Batista da Silva o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube