sábado, 7 de setembro de 2013

Nota de Agradecimento

A família Araújo Paiva agradece a todos que estão solidários nesse momento de dor pelo falecimento de Aníbal Araújo Paiva vitimado por infarto fulminante, ocorrido dia 31 de aposto de Freitas de 2013 em Fortaleza onde residia. O falecido é Irmão do rotariano Audir de Araújo Paiva do Rotary Club de Crato, Ceará.


Aníbal Araújo Paiva (foto),  filho de João Martins de Araújo e Maria do Carmo Paiva Araújo, nasceu na cidade de São Miguel do Tapuio, Piauí, em 27 de maio de 1935. Funcionário público federal aposentado ingressou no serviço público, através do Serviço Geodésico Interamericano, administrado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


No ano 1952, passou pela cidade de São Miguel do Tapuio um grupo de técnicos, na maioria, americanos, que estava a serviço do governo brasileiro, para medir e marcar as coordenadas geográficas do Brasil e outras pesquisas. Esse grupo era hóspede do hotel da minha tia Alzira. Foi nessa oportunidade que Aníbal foi convidado a trabalhar como auxiliar daquele grupo de técnicos; depois ascendeu a outros cargos dentro da instituição de trabalho.


Fez curso de especialização em coordenadas e cartas geográficas, no Panamá e nos Estados Unidos da América; percorreu todo o território brasileiro, por terra e ar, medindo e fixando marcos das coordenadas geográficas do Brasil. Em uma dessas passagens pela cidade de Mossoró, Rio Grande Norte, conheceu Maria Barreto de Freitas Paiva, natural daquela cidade, nascida em 6 de setembro do ano 1938, com quem se casou, em março de 1960. Ela filha de tradicional família do Rio Grande do Norte; faleceu em Fortaleza, Ceará, no dia 26 de setembro do ano 2000.


Do casal Aníbal e Maria Barreto nasceram três filhos: 
1.2.3.1 - Fernando de Freitas Paiva, divorciado de Lígia; tem um filho: 
1.2.3.1.1 Fernando; 
1.2.3.2 - Laplace de Freitas Paiva, solteiro, graduado em Administração de Empresa, mora em Fortaleza; 
1.2.3.3 - Roncali de Freitas Paiva, advogado, nasceu em Fortaleza, no dia 26 de agosto; casado com Maria de Fátima Teles Paiva, natural de Manacapuru, Amazonas. O casal tem atual¬mente três filhos: 
1.2.3.3.1 - Lorena Teles Paiva nasceu no dia 10 de abril; 
1.2.3.3.2 - Luanna Teles Paiva nasceu no dia 30 de janeiro;
1.2.3.3.3 - Lucas Teles Paiva nasceu no dia 10 de dezembro.