quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Boteim nº 6 Rotary Club Jaboatão - PE

Leis Espirituais de Liderança foi tema de palestra no Rotary

A Rotariana Zilnelle Vieira Damasceno Barreto recebeu das mãos do esposo, também, rotariano Edson Barreto, o Certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube pela brilhante palestra proferida em plenária realizada na noite do dia 25 de julho de 2013. Zilnelle falou sobre o tema: As 7 leis espirituais de liderança. Abaixo leia a síntese da palestra.


Zilnele recebeu das mãos do seu esposo, Edson Barreto o certificado de Honra ao Mérito
outorgado pelo Rotary Club de Crato. 


AS SETE LEIS  ESPIRITUAIS DA LIDERANÇA
(Prof. Cid Marques)
Síntese da palestra.

Nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho do Ano Rotário 2012/2013, o Distrito  4.490 realizou a 62ª Conferência Distrital,  em São Luis MA., sob a Governadoria     do então Casal Governador  Pedro Ivo de Carvalho Viana e  sua esposa Concita Viana, auxiliado por sua assessoria (grande Comissão Distrital). Ressaltamos que a Conferência é o evento mais solenemente importante a nível de Distrito, assim como, para cada Club de Rotary, o evento mais importante é a Visita Oficial do Casal Governador, que acontece  uma vez  a cada Ano Rotário. Todas as Conferências são repletas de boas palestras; no  entanto, sempre ficamos na expectativa “das melhores”.  E neste ano, mereceu destaque a palestra do Prof. Cidinho Marques, que discorreu sobre “As Sete Leis Espirituais da Liderança”. Segue aqui uma síntese:
Autoliderança

“Estou no controle de meus pensamentos, palavras e atos? 
 sou a mudança que desejo ver no mundo?”
(M. Gandhi)

Como fazer liderança?

Limpando, alimentando e fazendo evoluir:

1.  O  corpo

2.  A  mente

3.  A  alma  { agressiva
                       Silenciosa

Existe uma grande diferença entre definir, conceituar fazer liderança. Todos são líderes, mas precisamos descobrir  o líder entre os líderes. Eu tenho a responsabilidade de fazer o bem. Não posso liderar ninguém se não consigo liderar a mim mesma.

02.  Automotivação
Sou A Fonte De Minhas Inspirações E Estas  Nascem De Minha Gestão Do Bem Viver

3.      Autodisciplina
Siga o seu caminho de maneira reta; Não use atalhos. Subo um degrau por vez, mas continuo sempre subindo. Apareceu pedra no seu caminho? Pule, quebre. Aquela pedra tem uma razão de ser. Trace suas metas, trace sua rota. Procure definir bem o seu objetivo e siga. E enfrente o que tem que enfrentar. Somente assim a vitória vai ter gosto de vitória.

4.      Inteligência Social
Procuro saber viver e conviver?
Pratico o perdoar a mim mesma, aos outros e ao mundo?

5.      Inteligência  emocional
Minhas emoções são canalizadas para construir?
De maneira  alegreserena e firme me realaciono com o meu entorno?

06. Competência técnica
Sei  aprender e desaprender? Pratico a desconstrução criativa e resiliência?

Hoje em dia talvez seja mais importante desaprender do que aprender. Desaprender o quê? Hábitos ruins e aprender a viver e construir. Eu não posso ser hoje o que eu fui ontem.

7.  Inteligência Espiritual
Estou em paz com deus?
Busco sua luz, sua verdade e seu perdão?
Meu sentido de vida é a missão de deus a mim confiada.
(Eu me permito  olhar, buscar e sonhar. Permito-me falar menos, permito-me chorar menos. Que eu me permita ver a admiração de quem me tem; que eu possa amar e ser amado, mas que eu possa amar mesmo sem ser amado; mais que eu me permita fazer gentileza quando receber carinho; no entanto, que eu possa fazer carinho mesmo quando não receber gentileza. Que eu jamais fique só, mesmo quando eu me queira só).

Friedrich Nietzsche diz que não existe um caminho para a felicidade, pois a felicidade já é o caminho, mas o palestrante finalizou dizendo que, se você quer uma receita para a felicidade...  Acredite!

Encerrou com  Namastê!    (O Deus que habita  no meu coração saúda O Deus que habita no seu coração) saudação do hinduísmo que representa reverência e profundo respeito.

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.  (Immanuel Kant)
Zilnelle Vieira Damasceno Barreto
Rotary Club do Crato