domingo, 24 de março de 2013

Escândalos e Reflexões


Segundo os meios de comunicações do Ceará, especialmente, sites do Sul do Estado do Ceará, têm divulgado que o Ministério Público Federal no Ceará (MPF),  em ação própria está processando médicos peritos e outras pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aqui no Cariri. Esses cidadãos e cidadãs são acusados de não cumpriam integralmente a jornada de trabalho conforme foram contratados.

A mídia em sua manchete e textos já levaram os nomes dessas pessoas a execração pública e os condenaram, quando os chamam de “bandidos” antes dos acusados serem julgadas e condenadas pela justiça.

A mídia deve se limitar a informar sem sofisma, sem fantasia e sem sensacionalismo, para não induzir ao público que os acusados já são bandidos ou condená-los perante a opinião pública, pois de acordo com as leis brasileiras, todo acusado tem amplo direito de defesa e, até prova contrária e julgado e condenado pelo poder judiciário, é considerado inocente.

Aqui cabe a Reflexão:

É justo que pessoas de boa índole, com mais de dez, quinze e vinte anos de conhecido e meritório trabalho médico prestado durante anos em diversos locais públicos e privados por mera carga horária supostamente não cumprida em uma instituição de trabalho, sejam execradas e condenadas pela mídia antes da ampla defesa, para depois serem julgadas e condenadas ou absorvidos na forma da lei brasileira?

É justo que uma pessoa, já condenada pela justiça, por ter assassinado seu próprio pai por dinheiro, depois condenado e apenado há mais de trinta anos de reclusão, mas ao fim da leitura de sua sentença pelo Juiz presidente do Júri o condenado, deixa o tribunal sorrindo porque já sabe que vai cumprir a pena em liberdade?

É justo que um indivíduo julgado e condenado pela justiça a  quase 40 anos de prisão por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, ao invés de está cumprindo a sentença preso, vive ao desfrute em praia paradisíaca do litoral brasileiro, com permissão para transitar dentro do território nacional?

Por que sobre esses casos absurdos a mídia não divulga com a mesma ênfase, como costuma fazer com os simplesmente acusados? Não, nos casos julgados a mídia publica pequenas notas e fica silente, quando deveria insistentemente cobrar o cumprimento da lei.
Parece até que a nossa lei tem dois pesos e duas medidas?
Que País é este? 

Parabéns para Vandete que fez aniversário dia 21 de março


Parabéns para Vandete que aniversariou dia 21 de março (foto ao lado do esposo, o rotariano Mairton Neves).