quarta-feira, 13 de março de 2013

Dr. Aglezio de Brito lembra o Dia da Mulher em plenária do Rotary

Por *Zilnelle Vieira Damasceno Barreto







Dr. Aglézio de Brito
Em reunião festiva do Rotary Club do Crato as Senhoras da Casa da Amizade e Mulheres Rotarianas foram homenageadas com brilhante palestra proferida pelo rotariano Dr. Aglézio de Brito, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Inicialmente ele discorreu sobre o histórico, a importância da data e das devidas comemorações. Falou das lutas e conquistas das mulheres brasileiras, o quanto elas já grassaram em tantas atividades assumidas nos dias atuais: (o voto feminino, direito de exercer cargos públicos, sucesso na cultura, na educação, no trabalho... etc, etc), mencionando também sua contribuição nos avanços da superação e da desigualdade.

E, sobretudo, a enalteceu muito mais quando fundamentou biblicamente  a temática de sua palestra: mostrou que a valoração da mulher partiu de Deus, quando  Ele quis que seu Filho Jesus Cristo  viesse ao mundo através de uma mulher. Deus quis precisar da mulher para que ela fosse co-criadora do mundo, da natureza, disse ele. E citou Gênesis, o primeiro livro (histórico) da Bíblia: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma companheira, uma auxiliar... e serão os dois uma só carne.” (Gen. 02,23 e seguintes).  Entre outras citações bíblicas falou sobre  a  Carta de S. Paulo aos Gálatas,(1, 15), o livro do Eclesiastes (9,9), o Evangelista São Marcos, e Efésios  (5,15):”Maridos, amai vossas mulheres como Deus amou a Igreja e se entregou por ela. Mulheres, sejam atenciosas com seus maridos...”

Obrigada, Dr. Aglézio, por mostrar que a mulher jamais deverá ser depreciada!  Sabemos o quanto já foi feito e o quanto ainda devemos batalhar; mas sabemos principalmente da responsabilidade em cada aquisição; sobretudo da necessidade das várias conquistas que conferem a todos os momentos um sabor “agridoce” no cotidiano da vida, com suas pitadas de força e sutileza até mesmo nos revezes da vida.

"As mulheres constituem a metade mais bela do mundo."
(Jean-Jacques Rousseau)

*Zilnelle Vieira Damasceno Barreto pertence ao quadro de associados do Rotary Club de Crato e atual Governadora Assistente em Crato - Distrito 4490.