sábado, 2 de fevereiro de 2013

Rotarianos visitaram a sede do GeoPark Araripe em Crato - Ceará

Os rotarianos Antônio José Albuquerque, o primeiro a esquerda  presidente do clube rotário, Hairton Carvalho, Welingston Lins e Rubens Almino, todos membros do Rotary Club de Crato visitaram a sede do GeoPark Araripe em Crato - Ceará (foto gentilmente  enviada por Rubens Almino, na foto o último a direita).

GEOPARK ARARIPE

Localizado no sul do Estado do Ceará, o Geopark Araripe faz parte de uma peculiar região denominada de Cariri, região com verde exuberante em meio ao semi-árido nordestino do Brasil. Em seu território possui um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme suas características para a história da terra e relevância científica, estes locais são chamados de Geossítios.

Apesar do destaque, principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros. Essas múltiplas valências do território possibilitam a promoção do turismo científico aliado a uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável.

Atualmente o Geopark Araripe possui nove geossítios, que estão em processo de sinalização e melhoramento de sua estrutura receptiva. A escolha e demarcação de um geossítio é feita através de levantamento de seus potenciais geológicos e científicos, levando em conta outros potenciais, seja natural, social ou turístico.

O Geopark Araripe tem papel ativo no desenvolvimento econômico de seu território, que passa a ser reconhecido em função das suas riquezas naturais, possibilitando o desenvolvimento socioambiental, como estratégia econômica local. Seu território abrange 06 municípios: CratoJuazeiro do NorteBarbalhaMissão VelhaNova Olinda e Santana do Cariri, totalizando um território de 3.796 km².