sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Rotary homenageou Dr. Aglézio de Brito por seus 40 anos de Advocacia

A partir da Esquerda: Jornalista Huberto Cabral, Dr. Aglézio de Brito, Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary),  Hairton Carvalho (Secretário do clube),  Zillnele Barreto (Governadora Assistente) e na tribuna Dr. Audir de Araújo Paiva.

Dia 6 de dezembro, o Rotary Club de Crato, em reunião plenária homenageou o seu associado e advogado Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

O seu colega rotariano e advogado Dr. Audir de Araújo Paiva fez a saudação ao homenageado em nome da instituição rotária. Ao final Dr. Aglézio de Brito recebeu das mãos do seu filho Carlos Felipe uma placa de Honra ao Mérito outorgada pelo Rotary Club de Crato, assim fez o registro de tão importante data.

A seguir uma síntese da saudação que o Dr. Audir de Araújo Paiva fez ao colega e Dr. Aglézio de Brito: 

O Conselho Diretor do clube incumbiu-me a difícil missão de fazer a saudação ao homenageado dessa noite, haja vista que falar para um grande jurista, orador, jornalista e escritor como é o nosso companheiro Aglézio não é nada fácil. Entretanto, aprendi que o soldado quando convocado não deve fugir da missão para que foi chamado.

Por isso com muito prazer estou aqui com a finalidade de externar a alegria e solidariedade da família rotaria nas homenagens que Rotary faz ao Dr. Aglézio de Brito por seus quarenta anos de Advocacia.

Eu tenho a honra fazer parte do seu seleto círculo de amigos, pois ele é  meu companheiro rotariano; é meu irmão maçom e meu amigo desde o tempo em que fomos estudantes contemporâneos no segundo grau. Portanto a nossa amizade ultrapassa os quarenta anos.


Por trás da humildade do Dr. Aglézio, temos um notável e um grande defensor desta cidade princesa, sua cidade natal.


O Rotary tem a felicidade de ter no seu quadro de associado pessoa digna de apreço e louvor como Dr. Aglézio.  O Clube foi bastante sensível ao lembrar e registrar nessa plenária a passagem dos quarenta anos de profissão do nosso companheiro Aglézio.


Essa plenária é digna de ser gravada, não pelos meios eletrônicos convencionais, mas essa homenagem é digna de ser gravada em placa de metal, para ao final dessa solenidade o clube presenteá-lo com mais um troféu o qual será somado aos seus outros tantos que Dr. Aglézio já recebeu por seu mérito no decorrer desses quarenta anos de advocacia.


São poucos os profissionais que têm o prazer de comemorar quarenta anos de profissão com ética, honradez, sucesso e construindo o seu legado com bons exemplos.

Se fosse citar todas as virtudes desse nosso companheiro, uma noite seria pouco para discorrer sobre sua vida. Por isso anotei apenas um resumo do seu currículo o qual passarei a citar.


Aglézio de Brito - Filiação: Gumercindo de Brito e Maria de Alcântara

Nascimento: 12-12-1943. Naturalidade: Crato-CE. Casado com a professora Maria Aparecida Torres de Brito. Filhos: Samuel Torres de Brito, George Weiner  (Wainer) Torres de Brito; e Carlos Felipe Torres de Brito, casado com Orlene Moura Souza Brito.

Netos: Possui uma neta: Amanda Sobreira de Brito e um neto, Aglézio de Brito Neto.


Cursou o primário no Grupo Escolar Teodorico Teles/Crato (escola pública do município de Crato).

O Secundário: 1º ciclo: Escola Técnica de Comércio do Crato. 2º Ciclo: (Curso Clássicio) Colégio Estadual Wilson Gonçalves e  Colégio Diocesano do Crato (Curso Científico)


Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em no dia 8 de novembro de 1972 - Turma de 1972.  Registro de inscrição na OAB-CE nº 2199.


Possui o Título de Especialista em Direito Civil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde defendeu a monografia intitulada Estudos Sobre A Posse.


Detentor do Troféu Clóvis Beviláqua, outorgado pelo Conselho Seccional da Ordem Dos Advogados Do Brasil, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à OAB  e ao aperfeiçoamento das Instituições Jurídicas.


Detentor da Medalha do Mérito Jurídico, Dr. Raimundo de Oliveira Borges, outorgada pela OAB-Subseção do Crato.


Membro do Instituto Cultural do Cariri na cadeira do jurista Clóvis Beviláqua, sobre quem está escrevendo, atualmente, uma biografia.


Atividades, cargos e funções: Advogado militante desde o ano de 1973. Presidente da OAB-Subseção do Cariri no ano de 1987, Presidente da OAB-Subseção do Crato no ano de 1997.  Professor de Língua e Literatura Inglesa na Faculdade de Filosofia do Crato (1073/1976);

Professor de Língua Inglesa do Instituto Brasil Estados Unidos (ano de 1960).

Professor de Instituições de Direito Privado na Faculdade de Ciências Econômicas do Crato (1973/1976).  Professor de Sociologia do Direito e de Direito Comercial na Faculdade de Direito do Crato (1976). Presidente da União dos Estudantes do Crato (1965); Presidente do Serrano Atlético Cratense (1986/1987); Presidente do Crato Tênis Clube (1990/1992); Venerável Mestre da Loja Maçônica Renascença do Cariri (1990/1992); Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e do Instituto Brasileiro de Direito Municipal (IBDM); Procurador Geral do Município do Crato (1998/2000); Procurador Geral do Município de Antonina do Norte (2000/2008)


Atualmente é Coordenador da Fundação da Escola Superior de Advocacia (FESAC) No Interior do Estado do Ceará.


Atividades Jornalísticas: Nos anos de 1988 a 1989 manteve uma coluna semanal no Jornal A AÇÃO, órgão da Diocese do Crato.

Foi articulista do jornal “O Nordeste” em Fortaleza - CE (1967). Fundou o Clube de Imprensa do Crato.

Línguas estrangeiras: Fala e escreve em inglês e francês. Atualmente está estudando alemão  e hebraico.


Vida Rotária - Ingressou no quadro social do clube em 18 de Dezembro de 1979, na classificação de Advocacia Civil, foi seu proponente o advogado e rotariano Dr. Manoel Mandu Holanda. Dr. Aglézio foi Secretário do clube no período da gestão em que eu presidi o Rotary Club de Crato (1981-1982).


Foi Presidente da Fundação José Horácio Pequeno (1982/83), instituição criada pelo Rotary do Crato). Presidente da Avenida de Serviços Internacionais.


Presidiu o Rotary Club do Crato no período de 1990/1991. Nas administrações que lhe sucederam, sempre ocupou e continua ocupando cargos no Conselho Diretor do clube.

Recentemente recebeu o título de Sócio Honorário outorgado pelo Rotary Club Crato – Centro.


É um grande conhecedor da legislação do Rotary International.  A sua administração no clube, foi marcada com grande empenho na defesa dos Objetivos da Instituição Rotária, companheirismo e meio ambiente.


Dr. Aglézio de Brito como é conhecido, é Advogado brilhante com grande domínio da oratória e goza de sucesso na vida forense é um apaixonado pela Fotografia, Radioamadorismo e pela Natureza.


Livros: Tem prontos dois livros para publicação: “Estudos Sobre a Posse” e “Os Caminhos Da Audiência”, este último destinado aos jovens advogados. Está escrevendo outro livro com o título: Crítica do Furto – Uma Teoria sobre a Descriminalização do Furto;  e O Povo Constitucional.


Aglézio de Brito é referência bibliográfica citado pelo grande processualista brasileiro Theotônio Negrão em várias edições da obra Código de Processo Civil e Legislação Processual em Vigor, da Editora Saraiva.
Dr. Aglézio em meu nome e em nome da família rotária aceite os nossos sinceros parabéns por seus quarenta anos no exercício da advocacia.

Dr. Aglézio os nossos sinceros parabéns!



A partir da esquerda: Dr. Audir de Araújo Paiva, Dr. Felipe Brito  entrega uma placa de Honra ao Mérito ao pai Dr. Aglezio de Brito; e por último Dr. Antônio José Albuquerque (Presidente do Rotary Club de Crato). Foto: Mairton Neves.