domingo, 1 de abril de 2012

Posse dos novos acadêmicos do ICC e lançamento da 2ª Edição do Livro O Berço dos Araújo Paiva foi muito prestigiada

O escritor Audir de Araújo Paiva autografa a 2ª Edição Revista e Ampliada do livro O Berço dos Araújo Paivas de sua autoria. (Foto: Regilania Alves Silva)





Mesa da presidência a partir da esquerda: Na tribuna Dr. George Macário; na mesa Dr Cícero França - Secretário de Saúde de Crato, Dr. Raimundo Bezerra Filho - vice-prefeito de Crato, empresário Fernando Leite de Lacerda - presidente do Rotary Club de Crato, Dr. José Huberto Tavares de Oliveira (Bebeto) - presidente do Instituto Cultural do Cariri, Dr. Audir de Araújo Paiva - homenageado com o diploma de acadêmico da cadeira nº 35 do ICC e autor do livro o Berço dos Araújo Paiva lançado na mesma solenidade, ao lado sua esposa, professora Irani Ulisses Paiva; - Dr. Aglezio de Brito - homenageado com o diploma de acadêmico cadeira nº 30 do ICC - Instituto Cultural do Cariri; Dr. Fabrício Calou - presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Crato; e o empresário Francisco José Pierre.

Dr. Aglézio de Brito recebe das mãos do Acadêmico Dr. Jurandy Temóteo, o Diploma de posse na cadeira n º 30 do Instituto Cultural do Cariri a qual tem como patrono o jurista Clóvis Beviláqua (Foto: Regilania Alves Silva)

Dr. Audir de Araújo Paiva recebe das mãos da sua esposa, Irani Ulisses Paiva o Diploma de posse na cadeira n º 35 do Instituto Cultural do Cariri a qual tem como patrono o magistrado Raimundo Norões Milfont (Foto: Regilania Alves Silva)

Solenidade

Em sessão solene o Instituto Cultural do Cariri, realizada às 19:30h do dia 30 de março de 2012 tomaram posse os novos acadêmicos: Dr. Aglezio de Brito na cadeira nº 30 a qual tem como patrono Clóvis Beviláqua ; e Dr. Audir de Araújo foi empossado na cadeira nº 35 a qual tem como patrono o Dr. Raimundo Norões Milfont.

Presidiu a solenidade Dr. José Huberto Tavares de Oliveira (Bebeto), atual presidente do Instituto Cultural do Cariri.

Dr. Manoel Patrício de Aquino, acadêmico e ex-presidente do Instituto Cultural do Cariri fez a saudação aos novos acadêmicos: Drs. Aglézio de Brito e Audir de Araújo Paiva - Manoel Patrício leu um resumo da biografia dos empossados, disse que a instituição recebia duas pessoas das mais bem conceituadas, preparadas e respeitadas e que todos que fazem o instituto estão felizes com os seus ingresso na instituição.

A sessão solene teve dois importantes atos, Inicialmente foram realizados os atos de posse dos seus novos membros em seguida ocorreu o Lançamento em Crato da 2ª Edição do livro O Berço dos Araújo Paiva de autoria do Dr. Audir de Araújo Paiva.

Dr. Aglézio de Brito fez a apresentação do autor e discorreu sobre o livro. Em resumo disse o seguinte:

“Tive a honra de fazer a apresentação, em Crato, do lançamento da obra “O Berço dos Araújo Paiva”, em sua 1ª edição, de autoria de Audir de Araújo Paiva.

Neste Livro, Audir abre as cortinas da sua vida, da sua família e da família de sua mulher Irani, exibindo para o mundo uma das mais perfeitas histórias da vida real, cujas cenas são marcadas pelo exemplo da união, do amor, do trabalho honesto e da perseverança, que nasceram das mesmas raízes do seu tio-avô Manoel Evaristo de Paiva, fundador da sua Terra Natal, São Miguel do Tapuio, no Estado do Piauí; e dos seus avós maternos, Francisco Alcântara e Maria José de Paiva e os paternos, Francisco Avelino de Sousa e Maria Gonçalves de Araújo, floresceram com João Martins de Araújo e Dona Maria do Carmo de Araújo, pais de Audir, e produziram frutos da qualidade de Ary, Audir (I), Aníbal, Ailton, Adilson, Almy, João, Anésio, Gracinha e o próprio Audir, autor deste livro. Esta árvore familiar exemplar ainda safreja com intenso vigor, contribuindo, sempre, para a força e a beleza dos Araújo Paiva, com o trabalho profícuo de Sheila, Shírley, Samea e Audir Filho, filhos de Audir; e com o verdor gratificante da alegria trazida pelos netos: Felipe, Victor, Audir, Lara e Júlia.

“O Berço dos Araújo Paiva” não é, entretanto, somente a história de uma família. E se somente assim o fosse, já valeria a sua leitura, pela narrativa plena de exemplos de vida, escrita em excelente estilo literário, de uma diversidade sequencial palpitante, que mantém o leitor preso em sua leitura contextual, do começo ao fim do livro.

A obra constitui-se num compêndio da História do Piauí, notadamente de São Miguel do Tapuio e da História das cidades cearenses de Potengi e Crato, cidades que adotaram Audir, cujos capítulos, inseridos de maneira magistral no bojo desta produção literária, deverão fazer parte, além das bibliotecas, dos livros adotados nas escolas dos respectivos Municípios, para o ensinamento da história sócio-econômico-cultural, política e étnica dessas regiões do Nordeste do Brasil.

De parabéns, portanto, a comunidade intelectual e o público, de maneira geral, pela 2ª edição de “O Berço dos Araújo Paiva”.