sábado, 24 de março de 2012

População do Crato usa a Internet para cobrar melhorias nas ruas da cidade

População do Crato cobra melhorias nas ruas da cidade

O Blog do Crato tem registrado dezenas de solicitações de melhorias na infra-estrutura da cidade nos últimos meses. As reclamações ( justas ) da população referem-se dentre outras coisas a:

- Buracos em diversas ruas ( até na parte central da cidade )
- Ruas quase intrafegáveis
- Ruas no Parque Grangeiro que nunca foram calçadas
- Asfalto desmanchando
- Pontes caídas nos distritos
- Lixo em terrenos baldios
- Outras

Neste período, especialmente por ocasião das chuvas, diversos desses problemas tendem a se agravar. Crato não é diferente de outras cidades Brasileiras, a exemplo de Fortaleza, onde quase todos os sites estão registrando um enorme número de reclamações. Entretanto, há certas particularidades que "só no Crato mesmo", como diz o velho adágio popular. Não conseguimos compreender por mais que se tente, porque as ruas do Bairro Parque Grangeiro, desde NUNCA foram sequer calçadas, quanto mais, asfaltadas. Também é injustificável a falta de conserto e a falta de um projeto sério para a Rua Tristão Gonçalves ( Rua da Vala ) que historicamente, é buraco só.

No nosso grupo do Facebook, "Filhos e Amigos do Crato", temos recebido postagens e reclamações as mais diversas, inclusive com fotos de certas localidades feitas pelos próprios moradores, que passaremos a publicar, ao mesmo tempo em que solicitamos um maior empenho da administração municipal, especialmente da secretaria de Infra-Estrutura, que por sinal, está deixando muito a desejar. Se fosse sinônimo de eficiência, de há muito, o secretário já teria feito um levantamento de todas as ruas, visitado a população e teria mais responsabilidades. Quando a população vem aos meios de comunicação reclamar no nível e quantidade, é porque a coisa já está muito além da tolerância do povo. A administração municipal teria poupado um grande desgaste, se em 2011 tivesse priorizado o conserto para esses grandes estragos, cuja realidade chega a ser estarrecedora para uma cidade do nível e do porte do Crato:



Na verdade, o problema acima descrito por Audir Araújo Paiva é na Av. Pedro Felício, e é de jurisdição do Estado. Sobre esta rua, o secretário Olímpio Arraes comentou:

"Apenas um esclarecimento. A hoje avenida Pedro Felício que antes da urbanização era uma estrada, continua sob a responsabilidade do DER (tanto que a alguns anos foi feito o recapeamento asfáltico) e sendo assim esses trehos de ligação da avenida com as ruas (que são muitos) é de responsabilidade do DER a sua conservação e reparos. Dr Aglezio de Brito ( comentarista ) como ex-procurador do município, sabe que não pode haver uma licitação municipal para cuidar de um objeto que não é de responsabilidade do município."

Rua Antonio Alves de Morais Júnior






R. Mons. Silvino de Sousa



Rua Ecy Brito Mariano



Acima: Rua Tristão Gonçalves ( Rua da Vala )



Acrescento: A Rua Rotary, passados 30 anos da sua criação nunca sequer fizeram a terra-planagem para permitir o tráfego de veículos em toda a sua largura. Sobre os buracos da Rua Pedro Bantim, primeira foto do topo, depois dos apelos da comunidade publicados no grupo "Filhos e Amigos do Crato" - www.filhoseamigosdocrato.com e http://blogdocrato.blogspot.com.br segundo fui informado por ser da competência do DER (Departamento de Estadual de Rodovias), este fez o conserto do acesso. Veja foto abaixo (Audir Paiva).





Com fotos de: Audir Araújo Paiva, Lucieldo Moreira, José Tavares, publicadas no grupo "Filhos e Amigos do Crato" - www.filhoseamigosdocrato.com
Fonte: Reportagem extraída do http://blogdocrato.blogspot.com.br