sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Reitora da URCA foi Homenageada pelo Rotary

A magnífica Reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA foi a homenageada pelo Rotary Club de Crato em sua plenária festiva realizada dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A reunião foi presidida por Fernando Leite de Lacerda e secretariada por Thiago Aragão Esmeraldo; o protocolo da solenidade foi por Aglézio de Brito.

João Batista da Silva Governador Assistente do Distrito Rotário 4490 e sua esposa Maria Socorro Brito da Silva estiveram presentes à solenidade.

O rotariano Audir de Araújo Paiva esteve presente com sua esposa Maria Irani Ulisses Paiva. Audir que fotograva por hobby, fez o registo fotográfico da solenidade.

A Reitora Antônia Otonite de Oliveira Cortez veio acompanhada de sua filha, um irmão, pro reitores e assessores da Universidade.

Marta Régia Alencar, Coordenadora Distrital das Casas da Amizade para Região Sul do Ceará, fez a apresentação da homenageada. Iana Brandão, representando a Casa da Amizade de Crato leu mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O Jornalista Huberto Cabral, lembrou que a homenagem coincide com as comemorações dos 25 anos de criação da URCA – Universidade Regional do Cariri e, que o Rotary Club de Crato, também lutou pela criação das URCA e muitos rotarianos foram diretores de curso, professores, alunos; um vice-reitor da Universidade.

No final a Reitora recebeu um buquê de flores das mãos da Dra. Auxiliadora Ferreira Brito representante da Casa da Amizade; e Maria Rosilda Bezerra Morais entregou a homenageada um troféu alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
A Magnifica Reitora Otonite Cortez pronunciou um eloquente discurso. Finalizou agradecendo a homenagem declarando que compartilhava as homenagens recebidas com todas as mulheres do Brasil.

Conheça a Reitora

Antônia Otonite de Oliveira Cortez
Natural de Carius - CE. Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia do Crato, onde concluiu o curso em 1984. É Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a dissertação intitulada: “A Construção da Cidade da Cultura. Crato (1889-1960)”, sob orientação da professora Dra. Andréia Daher.

Produziu um estudo sobre a Memória da Exposição do Crato e outro sobre O Caldeirão, intitulado O Caldeirão: um movimento social numa perspectiva histórica. Produziu vários textos para publicação interna. Iniciou sua vida profissional no Magistério ainda em Várzea Alegre.

Em Crato, lecionou em algumas escolas da rede pública estadual, tendo exercido o mandato de Diretora geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos de 2002-2004. Ingressou no Ensino Superior um ano após concluir o seu curso de Licenciatura passou a fazer parte do corpo docente da F.F.C, tendo sido incorporada aos quadro docente da URCA, quando da criação dessa Universidade.

Participou de várias Comissões e grupos de trabalho com vistas a estruturar a rotina acadêmica e administrativa dessa IES, principalmente aquelas pertinentes à carreira docente e à vida do Departamento e do Curso de História, a exemplo das comissões organizadoras das semanas de História, das Comissões de Avaliação e das Comissões que construíram o Projeto Político Pedagógico do Curso de História.
Exerceu o mandato eletivo de Chefe do Departamento de História, entre 1993-1995 e foi Coordenadora do Curso por três períodos.

Foi Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão por dois mandatos, por indicação do Colegiado do Centro de Humanidades. Coordenou o Curso de Especialização em História do Brasil e em História e Sociologia, ambos do Departamento de História. Foi Membro da Diretoria da Associação Nacional dos Professores Universitários de História - ANPUH - Ceará (2000-2002) Foi Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente da URCA de 2001/2003 Foi membro da Comissão Executiva do Vestibular de 1995 a 1997.

Orientou várias monografias de cursos de especialização, sobretudo dos cursos do Departamento de História e participou de outras tantas bancas examinadoras. Participou de Bancas Examinadoras de Processos Seletivos para professores da URCA. Participou, por último, como representante dos professores da Comissão Estadual que elaborou uma proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários para as três universidades e as duas categorias de servidores.

Fonte dos dados biográficos da Reitora: Site da URCA.







Maria Daisy Parente de Alencar





A Reitora Otonite Cortez e Marta Régia Coordenadora Setorial das Casas da Amizade Região Sul do Ceará







A Reitora Otonite e Rosilda Presidente da Casa da Amizade de Crato






Regina Claudia e o esposo, Gladstone Lins de Alencar


Luiz wellington Brandão e a esposa, Iana Brandão