sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia do Farmacêutico

A partir da esquerda: Dra. Adriana Teixeira, Dra. Carolina Albuquerque, Fernando Lacerda e Thiago Esmeraldo, presidente e secretário do Rotary)


O Rotary Club de Crato em sua reunião do dia 9 de fevereiro homenageou o Dia do farmacêutico, ocorrido em 20 de janeiro. Convidadas pelo clube compareceram as Dras. Carolina Albuquerque e Adriana Teixeira, Diretoras da Farmácia de manipulação Farmapele, franquia de Juazeiro do Norte, Ceará. Vieram acompanhadas do estudante de Direito Caio Ravi; e da Dra. Milena Santos.

O Rotariano Antônio José Albuquerque, pai a Dra. Carolina, fez a apresentação das convidadas e convidados do clube.



As simpáticas Dras. Carolina e Adriana (foto acima) com segurança e conhecimento do tema, prenderam a atenção dos presentes ao falarem sobre a profissão de farmacêutico, com ênfase para as farmácias de manipulação; A também simpática Dra. Milena participou explicando sobre a importância do elo farmácia e médico, por ser este, o responsável pela prescrição dos medicamentos.

Inicialmente os farmacêuticos eram designados por boticários, ou seja, aqueles que trabalhavam em boticas. Sabe-se da existência de boticários em Portugal desde o século XII.

O primeiro diploma referente à profissão farmacêutica que se conhece em Portugal data o ano 1338. Refletindo a importância do papel do boticário, Tomé Pires (c.1465 -1540), boticário de D. Manuel I, foi enviado para a Índia em 1511 como Feitor das Drogas em Cananor. A sua missão era analisar, selecionar e adquirir as drogas orientais (muitas das especiarias tinham aplicações medicinais), destinadas às naus da Carreira da Índia no período dos descobrimentos.

No Brasil em 3 de Novembro de 2010 o Senado aprovou o projeto de Lei PLC 145/08 instituindo dessa forma oficialmente o Dia Nacional do Farmacêutico no Brasil. A data foi escolhida por um fato histórico, no dia 20 de janeiro de 1916, foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro.

Sempre havia uma reunião de confraternização nessa data, até que o Dr. Otto Cezar Granado, com a aprovação dos demais colegas de profissão, resolveu oficializá-la como o Dia do Farmacêutico.

Farmacêuticos renomados de várias partes do Brasil, como os doutores Cândido Fontoura e o próprio Rodolfo Albino, então presidente da A.B.F., passaram a comparecer frequentemente às festas do dia 20, que, aos poucos, foi tornando-se tradição em todo o país.

Há que dizer-se que, em São Paulo, alguns profissionais da área propuseram que a data fosse alterada para 03 de setembro, dia do nascimento de Rodolfo Albino; outros sugeriram que a data coincidisse com a da fundação da primeira Faculdade de Farmácia do Brasil, entre outras datas.

O fato é que o consenso da classe farmacêutica no Brasil, representada por seus órgãos de classe como Conselhos e Associações, mantiveram a tradição do dia 20 de janeiro, quando em 2010 o projeto de lei apresentado pelas deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Alice Portugal (PCdoB-BA) foi aprovado pelo Senado.

Farmácias de manipulação

O farmacêutico utilizando-se de seus conhecimentos de farmacotécnica, é o responsável pela manipulação de medicamentos nos laboratórios de manipulação. Respeitando as normas de boas práticas de manipulação (publicada por autoridades sanitárias), produz medicamentos que têm como grande atrativo a possibilidade de serem obtidos de forma personalizada (tanto na dose, quanto na forma farmacêutica), e poder alterar componentes, de fórmulas industrializadas, que causem alergias em alguns pacientes.



O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do farmacêutico é o mesmo do Rotary: servir.

Ambos servem à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao farmacêutico. O farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar uma receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o rico e o do pobre.



O Rotariano Audir de Araújo Paiva (foto acima), usou a tribuna para cominar que o EGD Gamaliel Noronha e Regina conseguiram 15 computadores com Rotary Club Fortaleza Sul, para instalação de uma ilha digital na Escola Rotary do Crato. Requereu ao presidente Fernando Leite de Lacerda para enviar ofício de agradecimentos ao Rotary Club Fortaleza Sul, ao EGD Gamaliel Noronha, EGA Regina Lúcia Vilar e ao companheiro Antônio Alderi de Sousa Pereira presidente do Rotary Club de Fortaleza-Benfica o qual aceitou ficar como depositário dos computadores até serem enviados para o Rotary Club de Crato.

Dra. Carolina Albuquerque, o pai Antônio José Albuquerque e, a Dra. Adriana Teixeira


No final foi o rotariano Antônio José Albuquerque entregou o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo Rotary Club de Crato.

(registro fotográfico feito pelo rotariano Audir Paiva que fotografa por hobby)

A partir da esquerda: Regina Cláudia Bezerra, Mundinha Braga, Rosilda Bezerra, Diana Albuquerque Pierre, Mirella Cavalcante Bezerra e Marta Régia Alencar


Rotarianos: Em primeiro plano a esquerda João Correia Saraiva, Rubens Almino, o Governador Assistente João Batista da Silva e sua esposa, Socorro Brito da Silva; e a direita Welligston Lins Alencar


A partir da esquerda: Dra. Carolina Albuquerque, Caio Ravi, Antônio José Albuquerque, sua esposa, Dra. Lisiene Siebra de Deus Albuquerque, Dra. Adriana Teixeira e a Dra. Milene Santos

Hoje, é o aniversário do casal Luís Wellington Brandão e Iana

Hoje, dez de fevereiro, nossos parabéns para Luís Wellington Brandão e sua esposa, Iana que aniversariam nesta data – Luiz Wellington é sócio e ex-presidente do Rotary Club do Crato e sua esposa Iana é sócia e ex-presidente da Casa da Amizade do Crato. (Foto ao lado). Dê os parabéns ao casal através da opção comentário.