sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crônicas rotarianas: o voo de Gladstone

Foto(montagem) capturada do Facebook de Gladstone
Gladstone chegou e foi logo alardeando que tinha feito um voo de asa delta, a partir de Pedra Bonita, na Praia de São Conrado. Ele até já tinha me antecipado a proeza, em bate papo via Facebook, dizendo que vinha trazendo a prova, pois filmaram e fotografaram tudo. Eu disse que, pelo menos pra mim, não precisava, pois eu já sabia que ele era doido. Mas ontem no Rotary ele voltou ao tema, falando alto e empolgado para uma pequena plateia, formada por mim, Hairton Carvalho, Antonio José, Tiago Esmeraldo e Fernando Lacerda. Ele dizia, cantando de galo: “É coisa pra quem tem coragem”. O termo que ele usou não foi bem coragem, mas outro impublicável aqui, neste blogue sério. “Só pra chegar até o topo da pedra já é uma aventura e tanto. O instrutor, que dirigia o carro, subiu de pau, numa estrada íngreme e sinuosa. Lá em cima, a quase trezentos metros de altura, fizemos um teste antes do salto. Na hora de saltar, a adrenalina estava a mil. Mas eu não tremi. Saltamos e alçamos voo, que durou cerca de vinte minutos”. Como viu que a plateia ouvia meio desconfiada, puxou o brevê do bolso e soltou sobre a mesa, triunfante.  Era de plástico, tipo um cartão de crédito. O brevê rodou de mão em mão.  Alguém, então, perguntou: “e depois”? Tiago antecipou-se a Gladstone: “ele acordou todo molhado”.

Meio século de eletrificação do Cariri

O jornalista, historiador e rotariano Huberto Cabral (foto) proferiu palestra na plenária do Rotary Club de Crato realizada dia 5 de janeiro de 2012 sobre os cinquenta anos da eletrificação do Cariri.
Huberto Cabral, com sua excelente memória lembrou a participação do Rotary Club de Crato na luta pela eletrificação do Cariri, haja vista que o Rotary aceitou a ideia do então prefeito do Crato Colombo de Sousa, sugerida em reunião do clube. O Rotary com o apoio de outras entidades e da comunidade liderou a memorável campanha para a Eletrificação do Cariri. Na época o Rotary era presidido pelo advogado Raimundo de Oliveira Borges, este acompanhado do deputado Antônio Alencar Araripe outras personalidades foram ao Rio de Janeiro, em audiência com o presidente Juscelino Kubistchek pediram a inclusão do Cariri cearense no projeto de eletrificação de Paulo Afonso.

Cabral fez uma retrospectiva da chegada da energia ao Crato. Lembrou que antes da chegada da energia de Paulo Afonso, a iluminação publica nas cidades do Cariri era feita por candeeiros movidos a querosene e colocados em postes. No Crato, por exemplo, até o ano 1915 um funcionário da prefeitura abastecia as lamparinas no inicio da noite.

Com a chegada da fabrica aliança, de beneficiamento de algodão, fez parceria com o poder publico municipal para montar uma empresa de energia elétrica, denominada de Hidroelétrica da Nascente, uma das primeiras do Nordeste, aproveitando as águas das fontes naturais do Sopé da Serra do Araripe. Esta empresa foi inaugurada no dia 4 de dezembro de 1938 pelo prefeito Alexandre Arraes.

Com o crescimento da população e consequentemente do consumo, logo as turbinas perderam as forças e a energia gerada já não era suficiente para o abastecimento da cidade. Com o advento da energia de Paulo Afonso, a Hidrelétrica da Nascente passou a abastecer somente as localidades: Lameiro, Belmonte e Guaribas. Ainda hoje existem as ruínas dessa hidrelétrica nas proximidades do balneário da Nascente no município de Crato.

O acontecimento foi um marco na redenção econômica do Cariri, ao ponto de atrair a atenção do engenheiro norte americano, Morris Asimow, reitor da Universidade da Califórnia que em 1962, em parceria com o governo cearense, Banco do Nordeste, Universidade Federal do Ceará e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste SUDENE, trouxe ao Cariri 5 grandes empresas. No Crato foi instalada a Indústria de Moinhos do Cariri Sociedade Anônima IMOCASA, em Juazeiro uma fabrica de madeira prensada usando como matéria prima o marmeleiro POLITEX e a Eletro Maquina na produção de rádios portáteis e de mesa. Para Barbalha foram também duas indústrias a Cerâmica do Cariri Sociedade Anônima CECASA e a Indústria Barbalhense de Cimento Portland IBACIP.

Em Crato existe uma Rua com nome 28 de Dezembro a qual nasce em frente a Reitoria da Urca, ao lado da casa onde residia Dr. Raimundo de Oliveira Borges. A data é em homenagem ao dia da inauguração da chegada da energia de Paulo Afonso ao Crato, 28 de Dezembro do ano 1961.

A reunião promovida pelo Rotary para comemorar o cinquentenário da chegada ao Cariri cearense da eletrificação da hidrelétrica de Paulo Afonso, contou com a presença de representantes da atual Companhia de Eletricidade do Ceará – COELCE e ex-funcionários (aposentados), entre estes, o rotariano Antônio José Figueiredo Albuquerque e Cicélia Bezerra Lima.

Huberto Cabral para ilustrar como era a iluminação do Crato até o primeiro quartel do século XX pediu a um dos representantes da Coelce para acender um candeeiro que ele afixou em um poste em frente a sede do Rotary. E simbolizando a chegada da energia ao Crato pediu para o mesmo acionar a chave geral de energia da sede do clube rotário.

No salão principal do clube foi exposta uma galeria de fotos e recortes de jornais sobre a chegada da eletrificação ao Sul do Ceará.

Na mesma solenidade foi afixado uma placa denominando Colombo de Sousa a rua que passa em frente a sede do Rotary Club de Crato, sentido Norte/Sul.

No final foi entregue os certificados de Honra ao Mérito outorgados pelo Rotary Clube de Crato a Coelce, a família de Dr. Jeferson Albuquerque, a família do Dr. Raimundo de Oliveira Borges e ao Jornalista Humberto Cabral.


Mesa da presidência


Descerramento da placa com o nome da Rua Colombo de Sousa




Rotarianos, convidados e senhoras da Casa da Amizade



Exposição sobre a instalação da eletrificação do Cariri


Rotarianos e convidados


Rotarianos e convidados


Rotariano Gladstone Lins de Alencar


Huberto Cabral


Representante da COELCE agradece a homenagem pelos cinquenta anos de eletrificação do Cariri cearense.


Antônio José Albuquerque entrega ao representante da COELCE o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube


Antônio José Albuquerque recebe do rotariano Audir Paiva o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube ao Dr. Jefferson Albuquerque (in memoriam) por ter contribuído com a instalação da eletrificação do Cariri




Manoel Patrício presidente do Instituto Cultural do Cariri recebe do rotariano Aglezio de Brito o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube ao Dr. Raimundo de Oliveira Borges (in memoriam) que ocupava uma cadeira naquele instituto


Huberto Cabral recebe do rotariano Carlos Rafael Dias o certificado de Honra ao Mérito outorgado pelo clube pela brilhante palestra proferida sobre a eletrificação do Cariri