sábado, 29 de outubro de 2011

Pólio Plus
O projeto mais ambicioso do Rotary


Pólio Plus, o programa mais ambicioso da história do Rotary, é a representação máxima dos trabalhos voluntários na campanha global para erradicação da pólio. Por mais de 30 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.

Em 1985, Rotary iniciou o Programa Pólio Plus para proteger as crianças contra as sequelas cruéis e fatais da Pólio. Durante este período o Rotary salvou mais de 5 milhões de crianças da morte ou da paralisia.

O Rotary está próximo de uma grande vitória, é a primeira vez que uma organização não governamental liderou o mundo em parceria na erradicação de uma doença que vitimava centenas de milhares de pessoas por ano.

Milhares de Rotários têm contribuído para a irradicação da Pólio, distribuindo a vacina, de camelo, helicóptero, caminhão, moto ou barco; bem como na mobilização de mais de 10 milhões de voluntários.

Os fundos financeiros disponibilizados para este programa já rondam os US$ 2 biliões.

A erradicação da pólio está ao nosso alcance, mas se não conseguirmos agir rapidamente, esta doença deformadora, e muitas vezes mortal, continuará a ameaçar as crianças do mundo.

Fonte: Site do Rotary Club Mafra - Portugal

Reunião do Rotary Club de Crato trata da obra de revitalização do centro da cidade


Um encontro participativo, produtivo e esclarecedor. Eis um resumo perfeito da reunião ordinária do Rotary Club do Crato ocorrida na última quinta-feira, dia 27 de outubro, cuja ordem do dia foram as obras de revitalização do centro da cidade, com reformas das praças centrais e pavimentação com ladrilho das ruas João Pessoa e Miguel Limaverde (fotos acima).

A convite do RC Crato, técnicos da Secretaria da Cidade, representando o secretário Camilo Santana, que justificou a ausência por está convalescendo de uma cirurgia, e o engenheiro responsável da construtora que executa a obra de revitalização do centro do Crato, responderam aos questionamentos da audiência, formada tanto por rotarianos como por empresários locais.

Os convidados foram: Jansen Almeida Magalhães (engenheiro da Secretária da Cidade), Rita de Cássia Lima Bezerra (coordenadora do Escritório Regional do Cariri da Secretaria das Cidades), Nilda David Euzébio (técnica da Secretaria das Cidades), José Iarley Brito Gonçalves (Gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – COGERH), João Feitosa Cândido e Mateus Alves Rodrigues (engenheiros da Construtora Borges Carneiro), Wilson Rodrigues (Assessor de Comunicação da Prefeitura do Crato), Cícero Valério (Repórter Fotográfico do Jornal do Cariri) e os empresários Francisco Soares Freire (Farmácias Freitas), Francisco Alberto Silva Coelho (Pegadas Calçados), Manoel Leite Rodrigues (Casa do Relojoeiro), Derlânio Lopes Lucas (Lojas Zenir) e Rubens Galdino e Silva (Lojas Casulo), dentre outros.

Os questionamentos foram referentes, basicamente, ao atraso da obra e os consequentes problemas acarretados ao comércio local. No entanto, todos foram unânimes ao reconhecer a importância do projeto de revitalização do centro da cidade, obra tocada pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, com recursos do Banco Mundial.

Os engenheiros justificaram o atraso devido a problemas técnicos e de falta de mão de obra qualificada. Mas, garantiram, que o Governo do Estado estar sensível aos problemas por que passam os comerciantes do centro da cidade e está implementado alternativas para apressar os serviços. A perspectiva é de que o trecho que vai da Praça São Vicente até a Praça Siqueira Campos seja finalizado e inaugurado até o dia 20 de novembro.