sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Veja que Legal


George Justo, sobrinho amado do saudoso Chico Justo, escreveu artigo sintetizando a vida do tio aqui na terra: “Foi o primeiro membro da family Justo a se radicar no Crato. A família veio originalmente da Paraíba, onde o pai Joaquim Justo se radicou depois da vinda de Minas Gerais, por conta de disputas políticas. O velho Joaquim era grande exportador de produtos finos brasileiros para a Europa. No início do século 20, o Porto de São Luis era um grande entreposto entre o Brasil e a Europa, principalmente a Inglaterra, o grande império da época.

Infelizmente, foi entre essas viagens entre a Paraíba e o Maranhão que o velho Joaquim Justo contraiu febre amarela, uma doença endêmica brasileira e faleceu deixando a esposa grávida do filho mais novo, que foi batizado com o nome do pai. Francisco Justo, embora ainda criança era o homem mais velho da família e tomou logo para si a responsabilidade pela mãe e pelos irmãos mais novos.

Ainda rapazinho, veio visitar o Crato e viu o potencial e beleza da cidade. Logo se estabeleceu, trazendo consigo os irmãos Antonio e Joaquim. Infelizmente, as irmãs permaneceram na Paraíba, mas os três irmãos adotaram logo o Crato como cidade do coração e se tornaram grandes empresários, investindo em vários negócios. Hoje em dia os Justos são uma grande família do Crato, mas foi o pioneirismo de nosso tio “Chico” que nos trouxe a este torrão querido e é por isso que com muita tristeza lhe dizemos adeus.”

Em tempo: a missa de sétimo dia pela alma de seu “Chico” será hoje, sexta-feira, às 18:30 horas, na Igreja da Sé Catedral.

Fonte: transcrito do site: http://www.caririeisso.com.br/noticia.php?noticia=511