sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reunião do Rotary Club de Crato homenageia Rádio Araripe e promove palestra com o Pastor Roque Albuquerque

Mesa da Presidêncai - a partir da esquerda: Carlos Rafael Dias (Secretario do clube), Fernando Leide de Lacerda (Presidente); e o Pastor Roque Albuquerque

A plenária ordinária do Rotary Club do Crato dessa quinta-feira, 29, como diz um dito popular, “matou dois coelhos com uma só cajadada”.


Inicialmente, o rotariano João Correia Saraiva fez a apresentação do palestrante e seu convidado, o Pastor Roque Albuquerque (foto) o qual em seguida realizou uma informativa palestra sobre a atuação da 1ª Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte, com destaque para a atuação do Seminário Batista Maior, sediado em Crato, do qual é o diretor.

O Pastor Roque trouxe informações normalmente desconhecidas do público, como o fato de que a Igreja Batista, com sede nos EUA, começou suas atividades no Brasil a partir do núcleo missionário instalado em Juazeiro do Norte, no ano de 1946. Digna de destaque, também, é a atuação do Seminário Batista do Cariri, que mantém três cursos superiores: Teologia Com Habilitação em Exegese Bíblica, Teologia Com Habilitação em Educação Religiosa e Teologia com Habilitação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), além de um Curso Bíblico Intensivo.

O Pastor Roque Albuquerque é Bel. Em Teologia; Bel. Em Ciência da Religião; pós-graduado em História da Sociologia; Mestrado em Grego com especialização em Grego Antigo e Manuscriptologia; Doutorado em Filosofia; Professor Adjunto no Central Baptist em Minneapolis USA; e Diretor Acadêmico da Faculdade Batista do Cariri.



Em seguida, o companheiro Huberto Cabral (foto), representando a direção da Rádio Araripe do Crato, fez uma explanação sobre os 60 anos de existência da pioneira emissora radiofônica do interior do Ceará e a terceira rádiodifusora instalada no Estado. Na sua explanação, Huberto Cabral destacou o papel do Rotary Club do Crato na fundação da Rádio Educadora do Cariri, acontecida, em caráter experimental, no ano de 1950. A emissora foi inaugurada oficialmente em agosto de 1951, com a presença de Assis Chateaubriand, presidente dos Diários e Emissoras Associadas, condomínio acionário proprietário da Rádio. Dentre os grandes nomes que atuaram nesta emissora, destaca-se o saudoso radialista Elói Teles de Morais.




Ainda na pauta de homenagem da Rádio Araripe, o professor e apresentador do programa Rapadura Culturart, Jorge Carvalho (foto), fez a leitura e distribuiu com os presentes o cordel de autoria de Ademar Moraes que narra a trajetória de sucesso da Pioneira, como é carinhosamente conhecida a emissora cratense.

Ao final, o companheiro Audir Paiva entregou um diploma de honra ao mérito Rádio Araripe, recebido por Huberto Cabral.