terça-feira, 26 de julho de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES – 27/07/2011

Os velhos e bons Novos Baianos

Os Novos Baianos, um dos mais emblemáticos e criativos grupos musicais brasileiros de todos os tempos, surgiram na Bahia em 1969 e vigoraram vigorosamente na cena cultural tupiniquim até 1979. Eles marcaram definitivamente a música popular brasileira dos anos 1970 como um verdadeiro caldeirão sonoro, cujos ingredientes foram os mais diversificados, como a bossa nova, o frevo, o baião, o choro, o afoxé e o rock’n'roll, sempre influenciados pela contracultura e pelo emergente Tropicalismo.
Dentre os seus constantes membros, o grupo contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Pepeu Gomes (guitarra), Dadi (baixo), Jorginho Gomes (bateria) e Luiz Galvão (letras).

Os Novos Baianos foram apadrinhados pelo papa da bossa nova, João Gilberto, e contratados pela então poderosa gravadora Som Livre, onde lançaram o antológico e festejado disco Acabou chorare, em 1972, mesclando guitarra elétrica, baixo e bateria com cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô. Em outubro de 2007, Acabou chorare foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira.

Nesta quarta-feira, 27 de julho de 2011, o programa Cariri Encantado Sonoridades enfoca alguns dos melhores momentos desta banda que ainda hoje é lembrada como um verdadeiro laboratório de manipulação bem sucedida de vários ritmos, tendências e gêneros musicais.

Onde ouvir
Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e Internet através do site www.radioeducadoradocariri.com.

As Regras de Frequência em Rotary

Como se sabe, a frequência é obrigatória em Rotary, pois, elegendo a nossa instituição o companheirismo como instrumento do ideal de servir, a frequência é o substrato indispensável para o aperfeiçoamento desse desiderato.

As exigências regimentais de frequência estão estabelecidos e padronizadas nos estatutos prescritos para o Rotary Club. Sem acentuar excessivamente a obrigatoriedade da presença em 100% das reuniões, sendo certo entretanto que a sua observância é assaz recomendável, incentiva-se os líderes do clube a enfatizar aos novos associados e a associados potenciais:

1) o valor e a importância do comparecimento às reuniões;
2) a exigência de frequência a 60% das reuniões;
3) a importância para o clube e para a comunidade da participação de todos os sócios nas atividades do clube.

Os Rotary Clubs devem oferecer oportunidades para recuperação de frequência, especialmente aqueles de área que oferecem reuniões em horário mais conveniente para os associados.

Os métodos pelos quais a falta a uma reunião ordinária do clube poderá ser “recuperada” estão previstos no próprio Estatuto padrão de Rotary, e que
prevê tal possibilidade se a visita a outro clube for realizada 14 dias antes ou 14 dias após a data da reunião em que os associados
estivera ausente.

Releva notar que entre as causas que justificam a cessação do título de associados de Rotary está a falta de frequência, quando ocorrer as seguintes hipóteses:
a) se o associado não comparecer, ou alternativamente recuperar a freqüência, a pelo menos 60% das reuniões ordinárias realizadas em cada semestre;
b) se o associado não comparecer a pelo menos 30% das reuniões ordinárias do próprio clube em cada semestre do ano rotário;
c) faltar e/ou não recuperar a frequência a 4 (quatro) reuniões consecutivas do seu próprio clube.
Ausência a reunião de clube e recuperação Não há qualquer dispositivo para a concessão de crédito de frequência (recuperação) ao associado que não compareceu à reunião do clube por:
1) servir como jurado;
2) obrigação de participar das sessões de uma câmara legislativa;

Releva notar também que não há qualquer dispositivo regimental que autorize a concessão de crédito de frequência por:
a) comparecimento a reuniões informais de rotarianos;
b) apresentação de palestra em clube de outra organização dedicada à prestação de serviços.

Participação em encontros do Rotary International.
O Conselho Diretor de Rotary International interpreta o estatuto social padrão de Rotary Club de maneira a permitir que os rotarianos reivindiquem crédito de frequência a duas reuniões ordinárias ao participar de um encontro do Rotary International (como, por exemplo, da conferência distrital), contanto que tal encontro tenha duração superior a um dia e que os dias do encontro caiam em períodos durante os quais a recuperação da frequência seria aceitável.

Fonte: Boletim "Servir" 20 de julho de 2011 - n.º 3.858
Rotary Club de São Paulo - Distrito 4610