quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rotary Club de Crato 74 anos de serviços à comunidade

Por Audir de Araújo Paiva

O Rotary Club de Crato, neste dia 22, completa 74 anos de sua fundação e de serviços prestados a comunidade. Fundado em 22 de Junho de 1937, Registrado em Rotary International sob o número 7810 em 15 de Agosto do mesmo ano.

A sua Carta Constitutiva foi entregue em 18 de Fevereiro de 1938, por uma caravana de Rotarianos do Rotary de Fortaleza (capital do Estado do Ceará), composta dos seguintes membros: Carlos Ribeiro, Governador do Distrito 72, na época o único existente no Brasil; Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Abnedago Rocha Lima, Edgar Dutra Nunes, Germano Ponte, Alberto Craveiro, José Thomé de Sabóia, Raimundo Girão e José Pompeu de Sousa Brasil.

O seu primeiro quadro de sócios foi assim constituído: Irineu Nogueira Pinheiro Presidente, Ivan Ramos, Pergentino Maia, Plínio Cavalcante, José Barbosa, Cândido Monteiro, Jefferson Albuquerque, (Jefferson foi Governador do então Distrito 26 no período de 1940 a 1941, hoje Distrito 4490 a que o clube do Crato pertence), Miguel Lima Verde, Otacílio Macêdo, Antônio de Alencar Araripe, Antônio Macário de Brito, Décio Teles Cartaxo, José Eurico Ribeiro da Silva, João Batista de Siqueira, Ernani Silva, Elmar Silva, Álvaro Esmeraldo e Álvaro Garrido.

Inicialmente as suas reuniões eram realizadas no Hotel Crato, localizado na Praça Francisco Sá, transferida depois para o Crato Tênis Clube, onde permaneceu até o ano 1981. Ano em que assumi a presidência do clube e aceitei o desafio de projetar, angariar recursos e iniciar a construção da sua atual e bonita sede própria que foi concluída e inaugurada no ano 1982, por meu sucessor João Correia Saraiva e no ano 1996 foi ampliada por Rubens Almino de Lima.

Com a fundação do Rotary na cidade de Crato pode se afirmar que depois da sua criação, teve início uma nova era para a comunidade do Crato e da Região, cujos problemas são discutidos, equacionados, muitos dos quais solucionados. Foi do Rotary Club de Crato, com apoio de outras entidades e da comunidade, que saíram as memoráveis campanhas que contribuíram com o desenvolvimento da Região. Como exemplo cito:
Eletrificação do Cariri;
Associação de Proteção à infância - Hospital Infantil;
Criação do Colégio Agrícola de Crato;
Criação da Rádio Araripe de Crato;
Criação da Floresta Nacional do Araripe;
Criação da Maternidade Dr. Joaquim Fernandes Teles;
Fundação da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados;
Em parceria com a Associação Comercial de Crato: reivindicou o asfaltamento das estradas Crato a Exu, Crato a Campos Sales, Crato a Iguatu, Crato a Brejo Santo, Crato a Jardim e Crato a Juazeiro, e construção do Açude Thomaz Osterne de Alencar.
Projeto Criação do Parque de Turismo da Nascente;
Fundou os Rotary Club’s de Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Araripina, Iguatu, Barbalha, Várzea Alegre, Mauriti e Crato Centro;
Criação da Escola Rotary no Lameiro; e criação da Creche Jéferson Albuquerque, ambas mantidas em parceria entre o Rotary, Fundação José Horácio Pequeno e o Município de Crato;
Há mais de meio século, o Rotary luta pelo projeto da transposição das águas do Rio São Francisco para os Estados do Ceará e outros do Nordeste. As obras da transposição foram iniciadas recentemente pelo governo federal.
Foi o Rotary quem primeiro reivindicou das autoridades a construção do Centro de Convenções e Eventos para Crato, cuja obra está em fase de conclusão.

O seu atual presidente João Batista da Silva que está em término de mandato marcou o seu ano rotário com grandes projetos e boas ações concretizadas. A partir do próximo mês de julho, o trabalho iniciado pelo pioneiro Irineu Nogueira Pinheiro continuará sobre a liderança o rotariano Fernando Leite Lacerda. Assim o clube segue cumprindo a sua missão espelhada no em seu lema "Dar de si antes de pensar em si" Parabéns Rotary Club de Crato!

O que é a Missa?

A grande maioria dos católicos participa da Santa Missa sem saber o que ela significa. E por isso assiste as missas de um modo quase mecânico, sem prestar a atenção nas palavras ali pronunciadas ou até com o pensamento longe da solenidade da qual está participando.

Segundo o padre Lourenço Ferronato, EP: “A primeira missa celebrada no mundo foi na Quinta Feira Santa, na Ceia de Jesus com os apóstolos. Na ocasião foi instituída a Sagrada Eucaristia e Jesus demonstrou mais uma vez o seu infinito amor pelos homens, ao partilhar conosco Seu Corpo e Sangue”.

A missa é, pois, a renovação do sacrifício sofrido no Calvário sobre a Cruz, por Jesus Cristo, para a salvação da humanidade, com uma única diferença: o sacrifício da Cruz foi sangrento, enquanto o sacrifício do altar é incruento, isto é ocorre sem o derramamento de sangue. A missa tem um valor infinito, uma vez que é próprio Jesus Cristo que se oferece em sacrifício e se imola na hóstia sagrada.

Assim, procuremos participar da Santa Missa com toda a atenção possível, a fim de sermos beneficiados com as graças e favores concedidos durante a renovação do sacrifício de Cristo Jesus.

Sobre a missa assim se pronunciaram alguns santos:

"Na hora da morte, as Missas, às quais tiveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, pois, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam. Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte, pois pela Missa participas da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo." (Santo Agostinho)

“Cada Missa à que assistires, alcançar-te-á no céu maior grau de glória. Será abençoado em teus negócios pessoais e obterás as graças que te são necessárias. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa. (São Jerônimo)

"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em ouvir devotamente uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra. Toda Santa Missa diminui teu purgatório." (São Bernardo)

(Pesquisa feita por Armando Lopes Rafael)