sábado, 11 de junho de 2011

Rotary Homenageou os 25 anos da Universidade Regional do Cariri

Na sua plenária ordinária do dia, 9 de junho o Rotary Club do Crato prestou homenagem à Universidade Regional do Cariri, por seus 25 anos de fundação. O Jornalista e memorialista, Huberto Cabral (foto), sócio honorário do clube, discorreu sobre esta magnânima data. Huberto Cabral também falou sobre o transcurso do Centenário de Fundação do Cine Paraíso, primeiro cinema do interior do Ceará que foi fundado em Crato no dia 3 de junho de 1911.(Foto:Audir Paiva)




A Universidade Regional do Cariri - URCA é uma universidade pública estadual sediada nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Santana do Cariri. A URCA atende a uma comunidade de mais de 9 mil estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

Criada pela Lei Estadual n.º11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, a URCA foi instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE). Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional. A URCA tem como objetivo principal promover a transformação da realidade regional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Almejando alcançar os objetivos propostos a URCA, atualmente, conta com 16 cursos regulares de Graduação, 3 Programas Especiais de Formação de Professores, 6 cursos Sequenciais, 1 curso de Técnico em Enfermagem, 2 Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e 3 Unidades Descentralizadas -UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

A URCA teve como Reitor ao longo desses 25 anos, Antônio Martins Filho - 1986-1987; José Teodoro Soares 1987-1990; Manuel Edmilson do Nascimento,1990-1996; Violeta Arraes - 1996-2003; André Luiz Herzog Cardoso, 2003-2007; e
Plácido Cidade Nuvens 2007 até o dia 30 de junho deste ano. Ainda não foi definido pelo governador do estado quem será o sucessor do Reitor Plácido Cidade Nuvens para os próximos quatro anos. A Vice-Reitora, Otonite Cortez, juntamente com Patrício Melo, venceram a consulta acadêmica para escola de reitor e vice-reitor, respectivamente. A consulta foi realizada no último dia 26 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Regional do Cariri - URCA

________
A foto da Urca e o texto foram extraídos da matéria postada neste blog por Carlos Rafael Dias

Hoje, o rotariano e empresário Marcus Parente comemora o seu aniversário

Hoje, 11 de junho, o rotariano e empresário Marcus Parente de Alencar comemora o seu aniversário de nascimento (foto ao lado da esposa, Daisy). Marcus ingressou no Rotary Club de Crato no dia 30 de junho do ano 2002 na Classificação: Empresário Lotérico; foi seu padrinho (proponente) Francisco Lopes Parente. A esposa, Maria Daisy Parente de Alencar já presidiu a Casa da Amizade de Crato. A sua administração sempre é lembrada como exemplo a ser seguido. Parabéns para o aniversariante!