quinta-feira, 7 de abril de 2011

ProJovem será tema da reunião desta quinta do RC Crato

Em alusão ao Dia dos Jovens, que transcorrerá no próximo dia 13, o Conselho Diretor do Rotary Club do Crato, reunido no último dia 31 de março, programou uma palestra sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) para preencher a ordem do dia da plenária ordinária do clube que ocorrerá hoje, 7 de abril. A palestra será proferida pelo educador Luís Marcelo Gregório, membro da coordenação do programa no município do Crato.

O que é o ProJovem

O ProJovem foi instituído pelo Governo Federal em 1o. de fevereiro de 2005 pela Medida Provisória 238 e é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude.

É executado por meio de parceria entre o Governo Federal e as prefeituras, com participação de universidades e entidades de direito público e privado sem fins lucrativos. A gestão do programa é compartilhada entre a Secretaria-geral da Presidência da República e os ministérios de Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O formato pedagógico do ProJovem foi analisado e aprovado pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seu objetivo é promover, no público específico, a elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional em nível de formação inicial e o desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público que serão realizadas de forma articulada com a formação profissional, caracterizando o estágio civil. Ao final do curso, de 12 meses de duração, todos os alunos passam por um exame de nacional de avaliação para receberem o certificado do ensino fundamental.

As metas do ProJovem são: promover o retorno e permanência do jovem na escola; proporcionar formação para o mundo do trabalho; apoiar na identificação de oportunidades de emprego; estimular o jovem a prosseguir nos estudos; contribuir para a identificação, planejamento e desenvolvimento de experiências de ações comunitárias e a inclusão digital como instrumento de atividade produtiva, de comunicação e integração social.