segunda-feira, 28 de março de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES

CONEXÕES MUSICAIS: BELCHIOR, APENAS UM TROVADOR LATINO-AMERICANO

Belchior não é apenas um cantor e compositor brasileiro; é um grande poeta e autor de manifestos musicais representativos de toda uma época e de várias gerações de jovens. Nasceu em Sobral, Ceará, em 26 de outubro de 1946. Depois dos baianos tropicalistas, foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Durante sua infância no Ceará foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano. Foi programador de rádio em Sobral, e em Fortaleza começou a dedicar-se à música, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino, entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.

Ainda criança conheceu o Cariri, trazido pelo pai, numa inesquecível viagem de trem. Desde então, sempre tem retornado à região; ultimamente para realizar shows, em apresentações que reúnem grande público, a exemplo das que aconteceram na Expocrato, em 1997, e na Festa de Santo Antonio, em Barbalha, em 2005.

Sua obra é, portanto, admirada pelos caririenses, tendo influenciado muito compositores locais, tanto pela sua elaborada música e intrigantes arranjos e interpretação, como pela sua poesia ao mesmo tempo contundente e lírica.

O programa Cariri Encantado Sonoridades, em conexões musicais, apresenta Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou apenas Belchior, um trovador latino-americano.

Programação Musical
1. Apenas Um Rapaz Latino Americano
2. Todo Sujo de Batom
3. Na Hora do Almoço – Participação: Ednardo
4. Sujeito de Sorte
5. Alucinação
6. Não Leve Flores
7. Caso Comum de Trânsito
8. Divina Comédia Humana
9. Terral - Participações: Ednardo e Amelinha
10. Tudo Outra Vez
11. Comentário a Respeito de John
12. A Palo Seco – Participação: Los Hermanos

Obs.: Todas as composições são de autoria de Belchior, exceto Terral (Ednardo) e Comentário a Respeito de John (Belchior e José Luiz Penna)

Ficha Técnica
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pelas ondas sonoras da Rádio Educadora do Cariri AM 1020.

Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias. Operação de áudio de Iderval Silva.

Rotary e Casa da Amizade Enaltecem o Dia Internacional da Mulher

O Rotary Club de Crato e a Casa da Amizade sob as presidências de João Batista da Silva e sua esposa, Maria do Socorro Brito da Silva, em plenária festiva do Clube Rotário de Crato, realizada dia 17 de março de 2011, comemoraram a passagem do dia Internacional da Mulher ocorrido dia oito de março.

O Rotariano João Correia Saraiva fez a saudação às mulheres pela data em homenagem a luta dessas heroínas, as quais em sua maioria tem uma exaustiva jornada de trabalho, pois além do trabalho profissional, cuida da educação dos filhos, da casa, lava e passa.

Socorro Brito presidente da Casa da Amizade, também usou a palavra para em nome das homenageadas agradecer aquele ato de cortesia e leu uma bela mensagem com o título: "Mulher, São teus também os outros 364 dias." O evento foi encerrado com a entrega de presentes as mulheres, seguido de um delicioso jantar.


Cartaz com o título da mensagem lida por Socorro Brito - presidente da Casa da Amizade de Crato Socorro Brito e Ana Cláudia Luna Saraiva Socorro Brito e Millena Esmeraldo Senhoras da Casa da Amizade de Crato

Apenas Mulher



Mulher divisão, função, conjunção
Mulher concreta, reta, discreta
Mulher querida, atrevida, resolvida
Mulher general, geniinal, normal
Mulher decisão, complicação, situação
Mulher sapeca, atleta, moleca
Mulher valente, atraente, descrente
Mulher faceira, roqueira
Mulher complicada, motivada, animada
Mulher ilusão, ocasião, precisão
Mulher bonita, encolhida, dividida
Mulher criança, esperança, aliança
Mulher inocente, vidente, crente
Mulher sensacional, que ama etc e tal
Mulher amiga, distraída, iludida
Mulher todo dia, mulher mãe,
Mulher das favelas e das aquarelas,
Mulher das ruas e das passarelas
Mulher mutilada, surrada, discriminada
Mulher nem bonita e nem feia
Mulher de areia e de veia
Mulher igual e original
Mulher mãe, mãe mulher Apenas MULHER!
(Silvia Trevisani)