quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RCC homenageará Dia do Gráfico com palestra proferida por Itiberê Fontenele

Itiberê com esposa (Sheila) e filho (Audir Neto)
O dia 07 de Fevereiro é dedicado à categoria gráfica, quando se revive as memoráveis lutas dos trabalhadores gráficos, que além de reivindicarem melhores condições de trabalho, combateram o trabalho infantil, lutaram pela jornada de trabalho de 8 horas, descanso semanal remunerado nos domingos e feriados, férias anuais, entre outras coisas.

Em homenagem a esta histórica categoria profissional, o Rotary Club do Crato realizará hoje uma palestra, proferida pelo companheiro Itiberê Fontenele, que é uma destacada liderança empresarial do setor gráfico da região do Cariri.

Um pouco de história - No começo do século passado, os gráficos tinham um papel extremamente importante nas lutas e conquistas da classe trabalhadora no Brasil, estavam presentes em todos os movimentos e tinham um papel fundamental, pois era através da sua arte que eram confeccionados os jornais operários que os movimentos de esquerda tais como os anarquistas e os comunistas usavam para organizar e passar informações aos trabalhadores.

Diante de tanta luta veio então a necessidade de organizarem a categoria, aí então começou a construção da UTG União dos Trabalhadores Gráficos, como entidade representativa dos trabalhadores gráficos.

Tiveram bastante resistência da classe patronal para que a representação da UTG fosse reconhecida. A luta pelo reconhecimento da UTG diante de tanta intransigência e repressão por parte dos patrões acabou culminando em uma grande greve do setor gráfico. Com muita organização e mobilização os trabalhadores conseguiram armazenar em um galpão alimentos, remédios, mantimentos, enfim tudo que fosse necessário para a duração daquela greve.

Todo tipo de repressão foi usado pelos patrões, muitos companheiros foram presos e perseguidos, alguns estrangeiros foram deportados, até que conseguiram destruir todos os mantimentos do fundo de greve, na intenção de desmobilizar aqueles bravos companheiros.

Frente a tudo isso os gráficos se moveram de brio, e criaram um slogan pela resistência que era o seguinte: “Se necessário comeremos terra”. Esta greve durou 45 dias, sendo que os gráficos não abriram mão em momento algum de suas lutas.

Os patrões, ao concordarem na totalidade das reivindicações, reconheceram também a da UTG como legítima representante dos trabalhadores gráficos a partir daquela grande vitória em 7 de Fevereiro de 1923.

Nos anos posteriores os trabalhadores comemoraram essa data com grandes comícios e reuniões na sede da UTG. Mais tarde vieram outras lutas e conquistas como 13º salário, aposentadoria especial, etc. Tudo fruto da luta e mobilização dos trabalhadores.

Fonte: Central Única dos Trabalhadores - CUT

Hoje, é o aniversário do casal Luís Wellington Brandão e Iana

Hoje, dez de fevereiro, nossos parabéns para Luís Wellington Brandão e sua esposa, Iana que aniversariam nesta data – Luiz Wellington é sócio e ex-presidente do Rotary Club do Crato e sua esposa Iana é sócia e ex-presidente da Casa da Amizade do Crato. (Foto ao lado).