domingo, 12 de setembro de 2010

Dar de Si Antes de Pensar em Si

O apresidente de RI, Carl-Wilhelm Stenhammar, adotou como lema presidencial de sua gestão, 2005-06, um dos dois lemas oficiais do Rotary International.

“Dar de Si Antes de Pensar em Si” e "Mais se Beneficia quem Melhor Serve", são lemas oficiais do Rotary há muitos anos. Exprimem a verdadeira razão de ser, a própria filosofia do Rotary International. Por expressarem o sentimento do rotariano, a vocação pelo serviço desinteressado e voluntário em favor do próximo, permanecem plenamente atuais, sem perder a validade.

No primeiro ano do segundo século de existência do Rotary, Carl-Wilhelm, encontrou no lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, a expressão da continuidade, da união, da cooperação, da boa vontade entre homens e nações.

SERVICE ABOVE SELF na forma original, traduzido ao pé da letra seria "Serviço Acima de si Mesmo".

"Dar de Si Antes de Pensar em Si” diz tudo, é perfeito. Retrata a essência, mostra a ação, marca a abrangência do movimento, cujo símbolo é a roda dentada, que tem por eixo propulsor e centro, o rotariano, cujos raios se estendem a todas as pessoas necessitadas.

O lema pode ser divido em duas partes:

“Dar de Si” e “Antes de Pensar em Si”

DAR DE SI, sinônimo de DOAR-SE, significa DAR DO QUE VOCÊ É, DAR DO QUE VOCÊ FAZ E DAR DO QUE VOCÊ TEM.

Os verbos SER, FAZER e TER, sintetizam a capacidade do homem na Terra. Esses três verbos expressam a vida de cada um. O homem vale pelo que É, pelo que FAZ e pelo que TEM.

DAR DE SI, significa DAR DO QUE VOCÊ É.

Dar do que você é significa dar de você, dar de seu Ser, para os que convivem consigo, para os que o seguem. Significa dar de sua alegria, compreensão, conhecimento, cultura, vontade, talento, em favor do próximo. Dar do que você é tem o mesmo sentido que dar o seu amor, dar o seu carinho, dar suas habilidades, ao irmão mais necessitado.

DAR DE SI, significa DAR DO QUE VOCÊ FAZ.

Dar do que você faz é dar de seu trabalho, de sua energia, de sua vitalidade pelos nossos irmãos.

DAR DE SI, significa DAR DO QUE VOCÊ TEM.

Dar do que você tem é dar de seu dinheiro, de sua abundância, de seu alimento, de suas roupas, de seus objetos para quem nada tem. O que para nós pode ser lixo, para os desprovidos de tudo, pode ser luxo, pode suprir a falta de algo muito necessário. Um agasalho, um cobertor, uma cama, uma telha, um pedaço de madeira, quanta serventia poderá ter para quem não tem onde morar, ou que more precariamente, debaixo da ponte, em barracos de plástico e papelão, que quando bate o sol viram verdadeiras estufas e quando chove, são inundados por água e pelas valas negras de esgoto que correm a céu aberto.

Se você não tem condições de dar de si, pode dar do seu. Se não pode ensinar a pescar, pelo menos dê o peixe.

"ANTES DE PENSAR EM SI", a segunda parte do lema, significa dar tudo isso, MESMO QUE POSSA NOS FAZER FALTA.

Madre Tereza de Calcutá cunhou a célebre expressão: "O valor da doação está em doar até doer". Sábias palavras de uma mulher santa que dedicou a vida em favor dos pobres, dos humildes, dos sacrificados.

"Doar até Doer" significa que a doação daquilo que nos sobra, do que é inservível para nós, do que não mais necessitamos, não tem méritos. O verdadeiro mérito está na doação daquilo que nos faz falta. Doar até doer, disse ela.

DOAR ATÉ DOER, como nos ensinou Madre Tereza de Calcutá, é DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. É o gesto de doar para o próximo, sem nem mesmo pensar que podemos vir a precisar do objeto de doação. É pensar no próximo antes de nossa própria pessoa. É uma atitude, uma intenção focada.

Madre Tereza nos ensinou mais: "O que importa não é o que você dá, mas o quanto de amor você põe naquilo que dá". A essência do amor, disse o pastor Rick Warren, não é o que pensamos, fazemos ou proporcionamos aos outros, mas quanto damos de nós mesmos.

A maior doação que cada um de nós pode fazer, a verdadeira expressão do amor que cada um pode dedicar, está na doação de seu tempo em favor do próximo.

A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a uma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa, observe a forma como ela utiliza o tempo.

O tempo é a sua dádiva mais importante pois você só recebeu uma quantia fixa dele. Você pode fazer mais dinheiro, mas não pode fazer mais tempo. O tempo é um artigo de que todas as pessoas do mundo compartilham exatamente na mesma proporção: todo mundo só tem 24 horas por dia à sua disposição. O tempo desperdiçado não se recupera jamais, está perdido para sempre.

Quando você dedica seu tempo a alguém, você está dedicando uma porção de sua vida que jamais irá recuperar. O seu tempo é a sua vida. É por isso que o maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo.

O presente de amor mais desejado, é a intenção focada. Na intenção focada, você se concentra tão atentamente na outra pessoa, que por um momento esquece de si. Significa "Eu valorizo você o bastante para lhe dar meu mais precioso bem, meu tempo".

A melhor expressão do amor é o tempo. Pode ser em favor de um filho, da esposa, do amigo, das pessoas que ajudamos.

Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar.

AMAR significa abrir mão, ceder preferências, conforto, objetivos, segurança, dinheiro, energia ou tempo para benefício de outra pessoa.

AMAR significa DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

Por isso, este lema rotário é também um lema para toda a vida, pois é a essência, a própria filosofia do Rotary.

Artigo do EGD Alberto Bittencourt (RC Recife Boa Viagem D 4500)