sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Participativa e elucidativa palestra do Diretor do Demutran-Crato no RC Crato

O Diretor do Departamento Municipal de Trânsito do Crato - Demutran, Luiz Joatan de Sousa, realizou uma concorrida palestra na reunião do Rotary Club do Crato, na noite de ontem, 9 de setembro, sob o tema “organização, problemas e soluções pertinentes ao trânsito de veículos e pedestres no Crato”.
Joatan informou inicialmente que a organização do trânsito cratense é um desafio cotidiano, visto que todo mês 200 novos veículos são incorporados à frota de automóveis da cidade. Isto aumenta notadamente o grau de dificuldade de tráfego e estacionamento nas ruas centrais do Crato. Neste sentido, o Demutran estará implantando brevemente um novo sistema de estacionamento, determinando espaços exclusivos para motocicletas e automóveis.

Outra novidade em curso será o cadastramento de pessoas portadoras de deficiência motora visando o disciplinamento de espaços específicos de paradas para estas pessoas. Este cadastramento, inclusive, tem validade nacional. Além disso, o Demutran já projeta a implantação da “zona azul” nas artérias urbanas mais concorridas, e que venha permitir a rotatividade dos carros estacionados.

Indagado sobre os problemas gerados pelos transportes alternativos (topics e D-20s), que invadem desordenadamente as vias da cidade, Joatan apresentou uma informação preocupante: todos esses veículos atuam de forma irregular, vistos não possuírem alvarás para circularem na cidade. Visando coibir este abuso, o Demutran está elaborando um projeto onde a autorização será dada por veículo e não por cooperativas, como ocorre atualmente.

Diante da intervenção massiva dos presentes, que apresentaram sugestões, críticas e dúvidas, o diretor do Demutran solicitou que o clube elaborasse e encaminhasse um relatório com as propostas ventiladas para que o órgão possa se pronunciar e, principalmente, acatar as ideias mais viáveis.

Ao final da reunião o palestrantre foi homenageado pelo Rotary com o Certificado de Honra ao Mérito, o qual foi entregue pelo rotariano João Correia Saraiva.

Fotos: Audir Paiva