sexta-feira, 21 de maio de 2010

Revista Plenário enaltece os 50 anos de rádio do rotariano Gamaliel Noronha

A Revista Plenário Órgão Oficial da Assembléia Legislativa do Estado, Ceará, Brasil – Ano V - março/abril 2010, página 36 – 21º edição. Publicou matéria que enaltece os 50 anos de rádio do rotariano Gamaliel Noronha Governador do Centenário do Rotary International Distrito 4.490. Gamaliel é Sócio Representativo do Rotary Club Fortaleza Benfica e Sócio Honorário do Rotary Club do Crato. A seguir a íntegra do texto extraído da Revista Plenário:
“A paixão do comunicador, economista, professor e escritor José Gamaliel Teixeira Noronha pelo rádio despertou muito cedo. Aos oito anos, já tinha uma “emissora” própria – a JGTN-8, nome inspirado em suas iniciais e na sua idade. Um cabo de vassoura, com uma lata de leite condensado na ponta, servia de “microfone” para o menino que tinha como passatempo preferido visitar os estúdios da Ceará Rádio Clube, a PRE-9, e deleitar-se com a voz de ícones da época como Paulo Cabral, João Ramos e Manoelito Eduardo.

Ainda adolescente, Gamaliel Noronha teve a chance de falar em um microfone “de verdade” no serviço de som do bairro Quilômetro Oito, hoje Couto Fernandes. A partir daí, não parou mais. Em 1955, na campanha do marechal Juarez Távora à Presidência da República, ousou subir no prédio do Rotisserie (hoje agência da Caixa Econômica, na Praça do Ferreira), onde funcionava o comitê eleitoral do candidato, para falar aos quatro cantos do centro de Fortaleza. “O candidato não ganhou, mas foi uma grande experiência”.
De 1961 a 1964, Gamaliel Noronha ganhou popularidade como radialista o que o levou a elerger-se vereador em Fortaleza. Em 1967, deixa a Rádio Dragão do Mar para ingressar no jornal Gazeta de Notícias. Em 1968, na Ceará Rádio Clube, apresentou os noticiários Matutino Prenove, ao lado de Narcélio, e “Doutor, Olhe o meu Bairro!” Na TV Ceará, atuou no jornal “Repórter Cruzeiro” e no programa musical “Nosso Show”.
Há mais de uma década, apresentou o programa “Educação em Debate”, inicialmente transmitido pela Rádio Dragão do Mar e hoje, pela Rádio Cidade, onde o radialista permanece desfrutando, como ele mesmo diz,” dos privilégios de uma nova juventude”.

NA CASA

Com 50 anos de rádio, Gamaliel Noronha presta serviços à Assembléia Legislativa desde 1987, na presidência do deputado Antônio Câmara. Na administração de Júlio Rego, por iniciativa do secretário da Mesa Diretora, deputado Alexandre Figueiredo, tornou-se o primeiro mestre de cerimônias da Assembléia Legislativa, função oficializada na legislatura seguinte pelo presidente Francisco Aguiar. Até hoje, colabora com a equipe do Cerimonial da Assembléia Legislativa do Ceará, coordenada por Teresa Borges “

Rotary Club e Casa da Amizade Homenageiam os Aniversariantes do mês de Maio

O Rotary Club e Casa da Amizade do Crato reuniuram os seus associados em plenária festiva para homenagearem os aniversariantes do mês de maio. A presidente Regina Vilar foi uma das homenageadas.

Legenda da foto, a partir da esquerda: Irani Paiva, Marta Régia Rose Moraes, Rose Carvalho, Regina Vilar, Socorro Brito e Aparecida Torres

Legenda da foto, a partir da esquerda: Irani Paiva, Marta Régia, Aparecida Torres, Rose Carvalho, Rose Moraes, Regina Vilar e José Ricardo

Legenda da foto, a partir da esquerda: em priemiro plano, Socorro Brito, Marta Régia, Rose Carvalho, Rose Moraes e Irani Paiva. Atrás em pé: Aparecida Torres e Regina Vilar

Legenda da foto a partir da esquerda: Socorro Brito, Aparecida Torres, Marta Régia e Rose Carvalho (presidente da Casa da Amizade do Crato).