terça-feira, 13 de abril de 2010

Gamaliel Noronha é homenageado na Assembleia Legislativa do Ceará pelos seus 50 anos de rádio

O radialista e cerimonialista Gamaliel Noronha, durante a solenidade de inauguração das novas instalações da FM Assembleia, nesta sexta-feira (09/04) recebeu placa alusiva aos 50 anos de profissão no rádio cearense. A homenagem foi entregue pelos jornalistas Adísia Sá, Edilmar Norões e Ivonete Maia, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB).

Ao agradecer, Gamaliel ressaltou sua emoção lembrando que começou a sua profissão ainda criança, imitando microfone com uma lata e um cabo de vassoura. Aos 14 anos, se ofereceu como locutor na campanha presidencial de Juarez Távora e apesar de o candidato ter sido derrotado, foi esta a sua primeira experiência com o microfone.

Como aluno da Escola Preparatória de Cadetes de Fortaleza, falou pela primeira vez em uma emissora de rádio quando foi entrevistado por Edilmar Norões, na rádio Verdes Mares. Em seguida, foi admitido como redator por Eduardo Silva, na rádio Dragão do Mar. Seu primeiro trabalho com o microfone foi cobrir a visita do governador Parsifal Barroso, a Crateús. O sucesso deste feito, transformou-o em apresentador do programa Alma Sertaneja, ainda na Dragão do Mar.

Aquele programa, conforme memoriou Gamaliel Noronha, levou-o a conquistar um dos maiores índices de audiência. A popularidade o levou à Câmara Municipal, onde tornou-se vereador de Fortaleza. “Ainda hoje sinto-me firme e empolgado à frente do microfone”, disse

Gamaliel disse também que graças a larga visão do diretor Tarcísio Tavares, foi convidado por Augusto Borges para a Ceará Radio Clube, apresentando o programa jornalístico Matutino Pré 9, ao lado de Narcélio Limaverde.

A convite de Eduardo Campos mudou-se para Teresina, onde coordenou um programa educacional da Sudene. No Piauí, foi o primeiro apresentador de jornal televisivo. “No dia 2 de junho próximo receberei o título de cidadão piauiense, onde trabalhei em diversas emissoras”, revelou. Ao retornar a Fortaleza, a convite de Carlos Silva, Messias Pontes e Francisco Bezerra, apresentou o programa Momento Político. “Há mais de uma década, a convite de Jaime Alencar, apresento na rádio Cidade, o programa Educação em Debate, produzido por Helder Cordeiro”.

Gamaliel presta serviço desde 1987, na Assembleia, quando era presidente o então deputado Antônio Câmara. Ele tornou-se o primeiro mestre de cerimônia pelo presidente Francisco Aguiar. Na gestão do deputado Welington Landim coordenou o primeiro concurso literário da Casa. “Como profissional, não poderia deixar de destacar a larga visão do ex-presidente Marcos Cals, que fundou a TV Assembleia e Domingos Filho, que tornou realidade a FM Assembleia em modernas e funcionais instalações dirigida pela dedicada Fátima Abreu”.

Gamaliel agradeceu a Assembleia este reconhecimento aos seus 50 anos de rádio, que “partiu da memória do coração do presidente Domingos Filho, possuidor de uma visão humanística admirável”, concluiu.

Ainda durante a sessão de hoje houve apresentação de repentistas, cordelistas e do grupo musical Quinteto Agreste.
JS/AF

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=14240