sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A família foi tema de palestra no Rotary

Por Audir de Araújo Paiva
Neste mês de dezembro com o Natal chegando, o Rotary dedica a sua atenção para os temas relacionados com a família. Por isso, o casal rotariano Fco Fernandes Ferreira e Maria de Fátima Leite Fernandes convidou o casal Edmilson Soares Arrais e Maria Botelho Arrais, que é engajado na Igreja Católica pelo "Encontro de Casais com Cristo" e coordenador dos cursos: Patoral dos Noivos, Pre-matrimônio e do batismo, em Crato. Ela, também é coordenadora pedagógica do Colégio Polivalente. O casal convidado usou a tribuna do clube para proferir palestra sobre o tema “Família” na plenária realizada no dia 3 de dezembro de 2009 na sede do Rotary Club de Crato, presidida por Regina Lúcia Vilar e secretariada por Hairton Carvalho.

Edmilson e Selva falaram sobre a temática para os rotarianos, suas esposas e convidados presentes a reunião. Com conhecimento do assunto prenderam a atenção do público que ouviu em silencio e no final merecidamente foram bastante aplaudidos e receberam o diploma do Mérito Rotário outorgado pelo Rotary. Em síntese, sua palestra deixou a advertência que o mundo moderno, o corre-corre do dia-dia, a ausencia de amor e afeto, são as principais causas da desagregação da família, com drásticas consequencias que já estamos vivenciando.

Nós rotarianos temos os nossos princípios éticos que juramos ao ingressar no clube, são disciplinados por nossa Prova Quádrupla. São questionamentos que devemos fazer com a nossa consciência antes de tomarmos qualuqer decisão. A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos, consiste em quatro artigos: 1. É a VERDADE? - 2. É JUSTO para todos os interessados? – 3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? - 4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos. Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou. Sugere ele que, primeiro, se decore o texto e, depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações. A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.

Infelizmente estamos viviendo em um período, em que a inversão de valores, tem sido uma constante em nossas vidas, mudando o sentido ético e moral do ser. Levando-nos a esquecer os ensinamentos e as verdades cristãs, induzindo a prática da banalização desses valores, onde a ordem e a decência assumem valores antagônicos a ótica divina. Formando uma visão degenerada de modernização. A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo.

Quando alguém se esforça para ser uma pessoa mais dócil e humana, pode-se notar que estranhamente ela passará a ser chamada de tola. Com freqüência, percebemos que a conduta de quebrar regras e desrespeitar normas é objeto de admiração de muitas pessoas.

Se há um programa televisivo que consiste em observar o relacionamento de pessoas convivendo em um lugar isolado, percebe-se que alguns dos personagens optam por um comportamento “rebelde” ou indisciplinado para atrair simpatia, e o pior, obtém sucesso e tornam-se os vencedores. Porque se mostraram “maus”, agressivos ou impetuosos atraíram afeto e admiração. Indisciplina e rebeldia geram simpatia. Então todos inconscientemente estão sujeitos a fazer; menosprezar o ético e enaltecer o reprovável. Quando esse tipo de comportamento em vez de receber reprovação, recebe admiração e ainda é imitado, torna explícito o absurdo da inversão de valores que vivenciamos.

Sabemos que a família é o centro do equilíbrio em Deus. E que, a união desta, e a obediência dos seus filhos, aos seus genitores, formará cristãos ordeiros. Devemos primar pelos bons ensinamentos, concernente a educação familiar que é a célula mãe da nação.

A visão moderna é de que todos têm que somar riqueza material, assim sendo, filhos são criados por babás, ou creches, assumindo costumes, que não os de suas raízes, longe dos pais, do seu zelo e do seu amor. Pouco tendo a oportunidade do convívio familiar e com as pequeninas coisas em família, que fazem a total diferença no crescer e nas boas lembranças da memória da criança. Qual o pai ou avô que não vira criança quando se dedica a brincar com os seus filhos ou os seus netos? Tem coisa mais agradável que o sorriso de uma criança?

Nos dias atuais são poucos que reservam um pouco do seu tempo para dedicar o seu amor para os seus filhos e netos. Entretanto, o que vemos em nossas casas é a televisão, o dvd passarem a fazer o papel de pais, avós e babás. A criança para! Vive como estátua, não exercita o corpo, nem a fala e, assim, segue sem que receba a atenção e o carinho que lhe é devido. Os pais estão sempre muito ocupados, não tem tempo para ela.

A criança vai crescer em revolta, apesar de todo o conforto, lhe falta o colo e carinho dos pais e a estes ninguém, ou coisa alguma suplantará! Haverá sempre uma lacuna, uma tremenda carência, que jamais será preenchida. E, por mais mordomias que ela possa ter, vai desejar ter bem menos, em troca da atenção e do amor que lhes é negado. Se os nossos filhos tiverem menos mordomias e mais amor da família. Serão eternamente nossos!

A carência afetiva familiar leva a criança, o jovem, a descobrir algo novo que suplante o vazio existente em cada um. Ela fica exposta às más amizades, as drogas, a marginalidade, o caos e o sofrimento.

No lar, o tempo tem provado que seguir os ensinamentos de Cristo, ainda é a melhor receita para a educação familiar. Pois, a prática do amor ao próximo, o bom exemplo, a ética e a fé em Deus, poderá evitar que as crianças de hoje não sejam os doentes mentais ou os corruptos ou os marginais dos dias futuros.



Flash da Reunião




Os Rotarianos João Correia Saraiva (Presidente da Fundação José Horácio Pequeno) e José Ricardo Batista Pinto






Em primeiro plano o presidente eleito do clube para o período julho/2010 a julho/2011 João Batista e sua esposa, Socorro Brito; ao lado do rotariano Rubens Almino.







As Senhoras Marieta Felix e Leomar Borges











José Hairton de Carvalho
(secretário do clube)












Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 04 de dezembro, sexta-feira

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

14h Teatro Infantil: João e o Pé de Feijão, com a Cia. Voar Teatro de Bonecos (Brasília-DF)

Adaptação, direção e manipulação: Marco Augusto

Adaptação do conto popular de origem inglesa conhecido universalmente. A montagem nos conta a saga de João, um menino movido pela curiosidade, fantasia e astúcia, que vence o gigante e acaba coma fome e a aridez do lugar onde mora, mudando o seu destino e o de sua família. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

14h Programa de rádio

Cariri Encantado (com Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias)

Programa de Rádio semanal que divulga música e a cultura caririenses, sempre com a presença de um convidado. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

Música - CULTURA MUSICAL

19h30 Calé Alencar: SambaZiloas. 60Min.

Cantor, compositor e produtor musical, Calé Alencar tem mostrado seu talento, seguindo uma trajetória de reconhecida importância para o cenário da música cearense. O espetáculo musical SambaZiloas apresenta o itinerário do artista no ambiente carnavalesco, além de incluir canções inéditas e obras referenciais enfatizando loas compostas para os maracatus fortalezenses e a diversidade rítmica do samba. 60min.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)

Fonte: CCBNB